Somatização: conheça 7 dores físicas que podem estar ligadas ao seu emocional 

Saiba como alguns problemas emocionais podem provocar sensações físicas terríveis

Bons Fluidos Publicado quarta 29 abril, 2020

Saiba como alguns problemas emocionais podem provocar sensações físicas terríveis
Veja como suas emoções afetam seu corpo e provoca sensações físicas - Pixabay

Os distúrbios somatinformes ou a somatização é uma condição bastante comum em pessoas que possuem maior sensibilidade biológica às emoções e caracteriza-se pela manifestação de sintomas físicos provocados pelo estresse, ansiedade, depressão entre outros transtornos psicológicos. 

Acredita-se que o corpo reage através de dores e outras sensações físicas para se proteger de picos emocionais intensos, no entanto, este fenômeno ainda é estudado desde séculos e envolve muita incerteza sobre suas explicações. 

Pessoas que somatizam manifestam sintomas físicos fortes como dores ligadas aos sistemas digestivo e nervoso, no entanto, quando vão ao médico e realizam exames, não conseguem identificar nenhum problema de saúde relacionado a estes sintomas.

A causa destes sintomas, pode ser muitas vezes, a conexão entre mente e corpo que são observadas claramente, por exemplo quando se aumenta a hiperventilação e diarreia ao sentir medo ou quando enrijecemos os músculos ao sentir raiva, ao eliminarmos lágrimas quando estamos tristes e outras manifestações físicas dos sentimentos.

Vale ressaltar que mesmo que haja indícios de que estes sintomas são psicológicos é sempre importante ir ao médico e realizar exames para ter um diagnóstico mais preciso. 
 

Veja abaixo 7 dores físicas que podem estar sendo provocadas por picos de emoções:
- Dor de Cabeça:
 pode ser um indicativo de que você está sob pressão e em um momento difícil de tomada de decisão. 
- Dor de gargante: pode ser causada por problemas relacionados à falta de perdão. 
- Dor nos ombros: pode indicar que você está exercendo muitas responsabilidades, ou melhor, "carregando o mundo nas costas". 
- Dor no estômago: pode indicar que você está passando por um período de muito nervosismo. 
- Dor lombar: pode ser motivado pela sensação de solidão e falta de apoio emocional. 
- Dor nas articulações: pode ser causada por sentimento de raiva acumulada
- Dor nas costas: pode indicar que você está se sentindo culpado por alguma atitude. 

 

Como tratar: 

Após realizar exames para identificar que estes sintomas não estão sendo causados por uma doença fisiológica, é necessário procurar um terapeuta para tratar a raiz destes sintomas: as emoções. 

Medicinas alternativas como acupuntura, shiatsu e hábitos de estimule o controle das emoções como a meditação também pode ser eficazes no tratamento das sensações. 

Último acesso: 21 Sep 2020 - 14:38:26 (1042633).