bem-estar   / Importância do sono

Sono não é apenas um agente de descanso, mas ajuda a emagrecer ou ganhar massa, comenta médico

Segundo o médico de esporte, Dr. Guilherme Corradi, além de influenciar na disposição, o sono é importante tanto para perder gordura, quanto para ganhar massa magra

Bons Fluidos Publicado sexta 24 setembro, 2021

Segundo o médico de esporte, Dr. Guilherme Corradi, além de influenciar na disposição, o sono é importante tanto para perder gordura, quanto para ganhar massa magra
Entenda a importância do sono para a qualidade de vida - Unsplash/ Kinga Cichewicz

A alimentação e a prática de exercícios já são conhecidos como uma dupla fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar. No entanto, um dos principais fatores que também influenciam nisso, é o sono.  

Ele é um dos momentos mais importantes do dia, tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer perder gordura. Segundo o médico do esporte e pós-graduado em Lifestyle Medicine, Dr. Guilherme Corradi, o sono não pode ser considerado apenas um agente de descanso e repouso, pois desempenha um importante papel na regulação do metabolismo. 

Durante o sono acontece a maior parte da produção de testosterona e GH, que são os hormônios mais anabólicos do corpo. Ele também regula a função da tireoide, a grelina, que é o hormônio da fome e a leptina que é o hormônio da saciedade.

+++ Corpo são, mente sã! A prática de atividade física libera substâncias no cérebro que combatem a depressão

Sempre coloco o sono como uma das prioridades na avaliação de meus pacientes. Até porque, a medicina comprova que uma noite mal dormida é um dia sem energia e um possível dia onde a pessoa tenha uma compulsão alimentar em busca dessa energia perdida”, explica o médico. 

Dormir bem não significa somente cumprir as horas de sono, é necessário que se consiga descansar efetivamente, e ao acordar, estar bem-disposto. O especialista esclarece que muitas vezes pode ter um sono de excelência com menos de oito horas por  noite. “O sono se avalia pela forma que a pessoa dorme e acorda, devemos observar  quantas vezes acorda por noite e principalmente a forma como se sente ao despertar”, observa Dr. Corradi. 

Para quem treina, é super importante manter o que se chama de higiene do sono, ou seja, um ritual feito diariamente, para que se consiga adormecer, chegando a um sono profundo de qualidade durante a noite. Afinal, os resultados  dependem basicamente de três coisas: treino, dieta e descanso.

Estudos comprovam que o uso de algumas substâncias, em forma de suplemento, que podem garantir a qualidade do sono tão esperada. Abaixo, o médico recomenda algumas:

+++ 'Em paz eu me deito e adormeço': aprenda oração para tranquilizar a mente e dormir melhor

L-triptofano - é um aminoácido essencial, que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso, por isso auxilia na melhora do humor, no bem estar e é um grande aliado do sono. 

Gaba - esse aminoácido age como neurotransmissor no cérebro e regula diversas funções do organismo. Desperta sensação de calma e relaxamento, o que consequentemente introduz ao sono. 

L-Teanina - é encontrada no chá-verde e apesar de conter cafeína, esse aminoácido promove o efeito contrário, promovendo o relaxamento do corpo e o descanso da mente, facilitando o adormecer. 

Passiflora - sua composição atua na redução da atividade motora, controla a ansiedade e outros distúrbios do sistema nervoso, o que promove uma ação sedativa que ajuda a prolongar o sono. 

Relora - além de reduzir o desejo de comer, controla a ansiedade, agitação e insônia. Apesar das suas propriedades relaxantes, não é sedativo. 

Para finalizar, o especialista diz que também é possível ingerir líquidos naturais, como chás de camomila, erva-cidreira e erva-doce.  

“A higiene do sono deve ser encarada como uma mudança de hábito e atitudes, para que seja eficaz, minhas principais recomendações são se afastar de aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de deitar, adequar a temperatura do quarto, em torno de 22, 23 graus e usar roupas leves ou não usar roupas, exercitar-se por mais de 4 ou 5h antes de dormir e principalmente respeitar o máximo possível, o horário de deitar e despertar.”, completa Dr. Guilherme Corradi.


Sobre Dr. Guilherme Corradi 

Dr. Guilherme Corradi - CRM-SP 133564, RQE: 62929. Especialista em Medicina do Esporte.   Pós-graduado em Lifestyle Medicine (Medicina do Estilo de Vida). Membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, da FIMS-International Federation of Sports Medicine e da ELMO - European Lifestyle Medicine Organization. Possui protocolos voltados para ganho de massa muscular e emagrecimento. Na sua clínica própria em São Paulo, atende vários famosos. 

Último acesso: 05 Dec 2021 - 14:40:20 (1045763).