Publicidade

Vai se jogar nos blocos? Como se alimentar corretamente e evitar um “piriri” pós-Carnaval

Especialista dá dicas para avaliar a comida de rua, o que evitar e o que preferir, para aproveitar o Carnaval de rua com tranquilidade

Como se alimentar corretamente e evitar um "piriri" pós-Carnaval
Como se alimentar corretamente e evitar um “piriri” pós-Carnaval – Mauricio Santana/Getty Images

Como fica o corpo antes, durante e após dias e mais dias sob desgaste físico intenso e muita animação de Carnaval? Qual o papel da alimentação nesse processo? A nutricionista Ana Paula Braun garante que na hora da apuração, o quesito é um dos mais importantes, é quase um critério de desempate entre quem vai se dar bem e quem vai se dar mal no pós-carnaval.

Publicidade

“Primeiro que nosso corpo não sabe que é fim de semana, muito menos Carnaval. Então a moderação deve ser sempre considerada em todos os sentidos, no esforço físico, na bebida alcoólica, na alimentação, em tudo”, diz a profissional.

Onde se alimentar durante o Carnaval?

Uma das principais preocupações de quem pretende se jogar para valer e passar horas nos blocos deve ser o lugar onde vai comer. Comida de rua, muitas vezes, acaba sendo cômodo, prático e até necessário por falta de opção, mas a dica aqui é ficar atento na escolha da barraca. Observar a localização, se não está próximo a lixos e esgotos, é fundamental. Tem também a vestimenta de quem está na preparação, se a mesma pessoa que manuseia o lanche, mexe com dinheiro sem fazer uso de luva e a higienização adequada.

“O armazenamento dos alimentos é outro ponto importante, o que é para estar refrigerado, protegido do sol, com tampa, são coisas que em poucos minutos de observação, a pessoa já consegue avaliar. Alimentos que passam por um processo de cozimento são sempre os melhores porque o aquecimento e a temperatura ajudam a eliminar bactérias e outras coisas que podem trazer algum mal-estar depois”, revela a especialista em nutrição funcional.

Algumas opções mais saudáveis para consumir na rua: frutas secas e desidratadas, castanhas, amendoim, frutas frescas, açaí, milho-cozido, sanduíche natural desde que bem armazenado e com boa aparência, mas evitando maionese e ketchup.

Publicidade

“E nada de ir para a folia de estômago vazio, se alimente, mas se alimente com coisas leves, evite frituras e comida muito pesada. Prefira um sanduíche natural, um iogurte com frutas e cereais, uma barrinha proteica e beba bastante líquido, antes, durante e após os bloquinhos. Lembre-se que se você beber bastante água entre as bebidas alcoólicas, você reduz em até 80% a chance de ter ressaca”, explica a nutricionista.

Mantenha a hidratação

Sobre o calor e as altas temperaturas, Ana Paula reforça, antes de mais nada, a importância de manter-se hidratado, tanto antes como depois, mas principalmente durante a folia. Água, água de coco e bebidas isotônicas são boas opções. Faça uso também do protetor solar, considerando a reaplicação ao longo do dia. Roupas leves, bonés ou viseiras e sombra sempre que possível são outras recomendações da especialista em saúde e bem-estar.


Sobre Ana Paula Braun

Publicidade

A ex-ajudante de pedreiro, Ana Paula Braun furou a bolha e rompeu todos os paradigmas, tornando-se uma empresária de sucesso no Espírito Santo. Há mais de 10 anos empreendendo, a nutricionista que tem como foco o emagrecimento saudável e sem culpa e já atendeu mais de 3 mil pacientes, fala sobre qualquer assunto da área como compulsão e reeducação alimentar, além de condições médicas que tenham relação com a alimentação, como diabetes, hipertensão, doença celíaca e intolerâncias. Ana Paula está à frente de 8 clínicas de estética da rede ‘Execelência’ – sendo 7 no ES e 1 em SP – e já faturou mais de 25 milhões de reais na área. Além do trabalho nas clínicas, sempre voltados para a saúde e o bem-estar, hoje ela também ajuda mulheres que sonham em mudar de vida, por meio de palestras e mentorias.