Aos 119 anos, morre pessoa mais velha no mundo no Japão
A japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, faleceu em 19 de abril, última terça-feira

A japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, faleceu em 19 de abril, última terça-feira
As autoridades locais do Japão anunciaram nesta segunda-feira, 25, a morte da pessoa mais velha do mundo, Kane Tanaka, aos 119 anos. Segundo a agência de notícias AFP (Agence France-Presse), a supercentenaria reconhecida pelo Guinness World Records faleceu no dia 19 de abril, mas a notícia veio ao público apenas seis dias depois.
Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka, localizada no sudoeste do Japão. Neste mesmo ano, Marie Curie, física e química polonesa reconhecida por seus estudos sobre radioatividade, se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Em 1903 também tivemos a fundação da empresa Ford e a primeira largada da competição anual de ciclismo de estrada francesa, o famoso Tour de France.
+++ Após adotar um cão idoso, homem cria asilo para receber cachorros abandonados
Tanaka foi dona de negócios como uma loja de macarrão e uma de bolos de arroz. Se casou em 1922, há exatamente um século, com Hideo Tanaka. Com ele, Kane criou quatro filhos biológicos e um adotivo.
Nos últimos anos de vida, a supercenterária passou parte de sua velhice em uma casa de repouso. Lá, jogava jogos de tabuleiro, resolvia problemas matemáticos — uma de suas grandes paixões — e, de vez em quando, tomava seu refigerante e comida chocolate.
+++ Ao completar 96 anos, Rainha Elizabeth II recebe homenagens
Em um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, 25, governador local Seitaro Hattori disse sobre Kane Tanaka: “Planejava encontrar Kane no Dia do Respeito aos Idosos deste ano (data nacional japonesa comemorada em setembro) e celebrar com seu refrigerante e chocolate (como citado, sua bebida e comida favoritas). A notícia me deixa muito triste”.
Veja uma foto de Kane Tanaka por volta de 1923: