comportamento   / Coronavírus

Argentina se mobiliza para vacinar a população com a vacina Russa em dezembro

O presidente argentino anunciou a compra de 25 milhões de doses da Sputnik V e pretende imunizar metade da população a partir de dezembro

Bons Fluidos Publicado quarta 4 novembro, 2020

O presidente argentino anunciou a compra de 25 milhões de doses da Sputnik V e pretende imunizar metade da população a partir de dezembro
Os vizinhos argentinos pretendem iniciar a imunização em dezembro - Pixabay

O governo argentino anunciou a compra de 25 milhões de doses da vacina Sputnik V, criada na Rússia, para imunizar a população contra o novo coronavírus, segundo o jornal Clarín.

O objetivo é iniciar a vacinação em massa ainda em dezembro, após o imunizante ser aprovado na terceira fase de testes, a fim de evitar uma segunda onda de contaminações durante o verão, como aconteceu na Europa.

+ VEJA TAMBÉM: Vacina russa demonstra eficácia e é segura, aponta primeiro estudo divulgado na 'The Lancet'

O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou que o primeiro carregamento das vacinas deve chegar no próximo mês e atender metade da população do país, que já ultrapassou 1 milhão de casos de Covid-19 e 31.140 mortes até o momento. 

"Estamos com muita esperança. Em dezembro poderíamos começar a vacinação. Essa vacina é muito importante porque nos permitiria vacinar os setores em risco. Com essas doses, metade da população argentina estaria vacinada", disse o presidente.

+ VEJA TAMBÉM: Voluntário que tomou a vacina de Oxford desenvolveu mielite transversa e laboratório pausa testes para investigar

A responsável pelas negociações com a Rússia, a vice-ministra da Saúde, Carla Vizzotti, foi até o país na semana passada e após ser questionada se tomaria a vacina Sputnik V, ela respondeu "sim". 

Inicialmente pretende-se vacinar pessoas do grupo de risco, em seguida, integrantes de forças de segurança e então a população geral, que precisará de duas doses, ou seja, 50 milhões de imunizantes para vacinar metade da população argentina. 
 

Último acesso: 17 Jan 2022 - 19:11:45 (1043740).