Arqueólogos descobrem mosaico romano fascinante de quase 2 mil anos na Itália
O chão foi encontrado em baixo de uma plantação de uva em Nagrar di Valpolicella
O chão foi encontrado em baixo de uma plantação de uva em Nagrar di Valpolicella
A Itália é um país cheio de histórias e arqueólogos tiveram uma grata surpresa depois de explorar uma região de Verona, no início deste ano.
Os exploradores faziam uma escavação na comuna italiana de Nagrar di Valpolicella, quando encontraram um mosaico que pertencia a uma antiga vila romana que remonta o terceiro século depois de cristo.
A vila romana foi descoberta pela primeira vez na década de 1920 em, mas permaneceu enterrada desde então e foi esquecida. Em 2019, os técnicos da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Verona voltaram ao local depois de quase um século, sob a direção do arqueólogo Gianni de Zuccato para fazer investigações na região, mas em fevereiro desta ano precisaram parar as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.
O mosaico encontrado em baixo de uma plantação de uvas é o primeiro indício de que ali existiu uma vila romana e acredita-se que ele tenha por volta de 1,7 mil anos, segundo informações publicadas pelas autoridades regionais no Facebook.
O local estava totalmente preservado e por isso continuará a ser explorado cuidadosamente por arqueólogo para que nada se deteriore e principalmente para que consigam descobrir mais detalhes da história daquela região.
A região onde o mosaico está alocado pertence a uma vinícola privada e por isso o governo local está tratando com os proprietários da área para poder abrir o espaço para visitas de turistas.