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Copenhague tem mais bicicletas do que carros

O número de ciclistas urbanos subiu mais de 15% nos últimos dois anos; o transporte público é a segunda forma de locomoção mais usada na cidade

35 mil novas bicicletas foram contadas pelos sensores – Shutterstock

A tendência mundial é de ruas cada vez mais cheias de
carros. Na contramão do mundo e à favor do meio ambiente, a cidade dinamarquesa
de Copenhague identificou mais bicicletas acessando a região central do que
carros, segundo o monitoramento de tráfego oficial da cidade. O uso de carros
como meio de transporte diário tem caído gradativamente desde a década de 70,
quando os monitoramentos começaram a ser feitos. A quantidade de pessoas que
decidem fazer seus deslocamentos por bicicleta também subiu nos últimos anos: o
relatório de setembro deste ano registrou 265.700 bicicletas acessando o centro
de Copenhague em um dia comum, enquanto 252.600 carros passaram pelos
equipamentos de monitoramento.
                O
uso da bike como principal meio de transporte é consequência dos investimentos
em infraestrutura, facilidades e ciclovias, que somaram 134 milhões de euros
nos últimos dez anos. Apenas entre 2015 e 2016 o número de ciclistas urbanos
subiu mais de 15%. Desde o último ano, 35 mil novas bicicletas foram contadas
pelos sensores. O transporte público é a segunda forma de locomoção mais usada
na cidade, sendo a escolha de 20% dos moradores locais e das cidades vizinhas,
mas que vão diariamente a Copenhague. De acordo com as autoridades locais, os
automóveis individuais nunca, desde que os monitoramentos oficiais começaram a
ser feitos, na década de 70, superaram os 30% na preferência dos habitantes. 

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