Publicidade

Cúpula do clima: China promete redução da energia a carvão; Bolsonaro discursa sobre a Amazônia

Cúpula do Clima organizada por Joe Biden acontece nesta quinta-feira, 22, e define planos para melhora do meio ambiente

Cúpula do clima define planos para o futuro do planeta – Pixabay

No Dia da Terra, nesta quinta-feira, 22, o presidente norte-americano Joe Biden se reuniu virtualmente com 40 líderes mundiais para a Cúpula de Líderes sobre o Clima para apresentar planos de contenção do aquecimento global. Durante o evento, que está sendo transmitido em tempo real pela internet, todos os líderes de cada um dos países participantes discursam, inclusive Jair Bolsonaro que discursou sobre a neutralidade climática e planos de eliminar o desmatamento ilegal na Amazônia. 

Publicidade

“Nesse sentido, determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em 10 anos a sinalização anterior. Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal. Com isso reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, disse o presidente do Brasil.

O presidente de China, Xi Jinping, prometeu “controlar estritamente” a construção da usina elétrica a carvão da China nos próximos cinco anos e “reduzir gradualmente” o consumo de carvão nos cinco anos a partir de 2025. Xi não anunciou nenhuma nova meta climática na reunião de líderes liderada pelos EUA e reafirmou uma meta anunciada em setembro passado para a China de atingir o pico de suas emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a “neutralidade de carbono” em 2060.

+ VEJA TAMBÉM: ‘Rios de ouro’ na Amazônia são vistos do espaço e impressionam astronautas

O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau elevou a meta do país de reduzir emissões de gases do efeito estufa até 2030, juntando-se à trupe de nações comprometidas com ações climáticas mais ambiciosas na cúpula dos EUA. O país da América do Norte trabalhará para alcançar uma redução de 40% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, em relação aos níveis de 2005. “O Canadá está agora a caminho de ultrapassar seu antigo alvo”, disse Trudeau, referindo-se ao plano anterior do país de cortar as emissões em 30% no mesmo período.

Publicidade

Cúpula do Clima

Nos últimos anos, os cientistas sublinharam a necessidade de limitar o aquecimento planetário a 1,5° C, a fim de evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Um dos principais objetivos da Cúpula do Clima será catalisar esforços que mantenham essa meta de 1,5 grau ao alcance.

+ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Deserto do Saara fertiliza a Amazônia todos os anos; entenda o fenômeno

Publicidade

De acordo com a Casa Branca, a Cúpula dos Líderes sobre o Clima enfatizará a urgência e os benefícios econômicos de ações climáticas mais agressivas. O evento também destacará exemplos de como a ambição climática criará empregos bem remunerados, promoverá tecnologias inovadoras e ajudará os países vulneráveis ​​a se adaptarem aos impactos do clima.