Deixe transbordar! Guardar emoções colabora para o desenvolvimento de doenças, diz psicóloga
Psicóloga explicou como extravasar as frustrações pode ser mais saudável do que contê-las

Psicóloga explicou como extravasar as frustrações pode ser mais saudável do que contê-las
Extravasar o estresse, frustração, tristeza e outros sentimentos angustiantes pode ser terapêutico e mais benéfico do que interioriza-los, segundo psicóloga.
Muitas pessoas acabam contendo emoções devastadoras provenientes de experiências ruins, no entanto, a longo prazo, este hábito pode causar problemas fisiológicos, além de desequilíbrios mentais.
De acordo com Olga, uma vez que os sentimentos são contidos, “eles podem se traduzir em diversos sintomas físicos, como dores musculares, insônia, problemas digestórios, alergias na pele, entre outros problemas”.
Quando uma pessoa não tem estrutura mental para lidar com as frustrações, muitas vezes, extravasa-las – sem prejudicar ninguém – é a melhor escolha, por isso, o acompanhamento de uma terapeuta é fundamental para que experiências ruins não sejam interiorizadas.
Muitas vezes, uma conversa com uma psicóloga ou o famoso “desabafo” com um amigo bom ouvinte revigora os sentimentos e ajuda a deixar para trás o que precisa ficar no passado. Então, não sinta vergonha de chorar como um bebê diante de uma situação frustrante, mas siga em frente depois de transbordar os sentimentos.