Publicidade

Destroços do foguete Chinês que caiu no sábado foi visto no céu de SC

Uma câmera de monitoramento localizada em Monte Castelo registrou a passagem do objeto

Catarinenses avistaram pedaços que seriam do foguete Chinês – Divulgação/ Jocimar Justino

Uma câmera de monitoramento de uma estação localizada na cidade de Monte Castelo, em Santa Catarina, registrou a passagem dos destroços do foguete Chinês que caiu neste sábado no Oceano Índico. 

Publicidade

A passagem do objeto foi registrada às 18h30 (horário de Brasília) na última sexta-feira, 07. Além de SC, outros estados também avistaram a passagem do foguete e segundo diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita ao G1, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. 

+ VEJA TAMBÉM: O que se sabe até agora sobre o foguete chinês que cairá na Terra no sábado?

“A gente viu diversos registros pelo país e este do Jocimar é um dos melhores que pega boa parte da trajetória e bem clara”, disse Zurita. 

O fotógrafo amador Jocimar Justino viu o momento da passagem do objeto e conseguiu registrar o momento em sua câmera fotográfica. Segundo ele, ‘devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando’. 

Publicidade

QUEDA DE FOGUETE PREOCUPA AUTORIDADES

O  foguete, batizado de 5B Longa Marcha, decolou de Hainan, uma ilha na China, em 29 de abril, com o objetivo de transportar um alojamento para três tripulantes em uma estação espacial chinesa, no entanto, após a separação do módulo, uma falha provocou a perda de altitude do foguete, que está caindo em direção à Terra em uma trajetória irregular. A previsão é que os destroços do foguete continuem perdendo altitude até cair neste sábado, 08. 

O motivo da preocupação tem relação com o tamanho dos destroços e o local onde ele cairá, já que, segundo informações das autoridades dos EUA, “não poderemos prever onde os pedaços do foguete cairão até poucas horas após sua reentrada na atmosfera terrestre”, isso significa que existe a possibilidade dele cair em um local povoado e causar acidentes. 

Publicidade