DRY JANEIRO: o que é o movimento e por que aderir ao mês sem ingestão de álcool?

O movimento surgiu entre 2013 e 2014 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo de álcool

BONS FLUIDOS Publicado quarta 6 janeiro, 2021

O movimento surgiu entre 2013 e 2014 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo de álcool
Conheça o movimento 'Dry January', ou 'Janeiro Seco', em português - Pixabay

Dezembro é um mês que, por tradição, acabamos exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, por conta das inúmeras festas de confraternização, ceias e outros eventos de fim de ano -- mesmo que em casa, sem aglomerações, como nos anos anteriores.

Com isso, surgiu entre 2013 e 2014 o movimento Dry January, que em tradução livre significa Janeiro Seco. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de álcool.

Adotar o Janeiro Seco é uma forma de se recuperar do exagero de fim de ano, começar o ano fazendo uma limpeza do corpo e dar um reset nos seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas. Hoje esse movimento se espalhou por todo o mundo e diversas personalidades são adeptas, como a modelo e miss, Bruna Zanardo

Bruna revelou que conhecia o movimento, mas nunca tinha feito um planejamento para iniciar esse projeto no primeiro dia do ano. No início de 2021, ela conseguiu. 

“Eu conheci o Dry January em 2017 e achei incrível. Eu sempre procurei dar uma intensificada nos treinos nessa época e beber apenas em datas específicas no primeiro mês do ano, mas esse ano optei por adotar o movimento janeiro seco”, ela conta. “Um dos fatores que me ajudou foi o fato de minhas celebrações de Réveillon terem sido mais tranquilas e curtas dessa vez”, explicou. 

Ela aproveitou também para enumerar os benefícios que esse movimento pode trazer para a saúde. 

“Ficar 30 dias sem beber pode ser uma boa maneira de ajudar na sua higiene do sono, perda de peso, melhorar a sua energia e livrar você da ressaca por um mês (risos). Além de ser uma maneira de repensar a sua relação com a bebida alcoolica”, indica.

Não é novidade que o consumo de bebidas alcoólicas pode trazer uma série de consequências negativas ao organismo. O uso constante do álcool levou à morte de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e esse número representou mais de 5% da carga global de doenças em todo o planeta.

Eliminar o álcool da rotina promove não só benefícios físicos, mas também no bem-estar mental.

Vale lembrar que se você não começou no dia 1, ainda pode começar hoje. Que tal? 

Último acesso: 01 Mar 2021 - 01:09:37 (1044116).