DRY JANEIRO: o que é o movimento e por que aderir ao mês sem ingestão de álcool?
O movimento surgiu entre 2013 e 2014 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo de álcool

O movimento surgiu entre 2013 e 2014 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o consumo de álcool
Dezembro é um mês que, por tradição, acabamos exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, por conta das inúmeras festas de confraternização, ceias e outros eventos de fim de ano — mesmo que em casa, sem aglomerações, como nos anos anteriores.
Com isso, surgiu entre 2013 e 2014 o movimento Dry January, que em tradução livre significa Janeiro Seco. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de álcool.
Adotar o Janeiro Seco é uma forma de se recuperar do exagero de fim de ano, começar o ano fazendo uma limpeza do corpo e dar um reset nos seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas. Hoje esse movimento se espalhou por todo o mundo e diversas personalidades são adeptas, como a modelo e miss, Bruna Zanardo.
Bruna revelou que conhecia o movimento, mas nunca tinha feito um planejamento para iniciar esse projeto no primeiro dia do ano. No início de 2021, ela conseguiu.
“Eu conheci o Dry January em 2017 e achei incrível. Eu sempre procurei dar uma intensificada nos treinos nessa época e beber apenas em datas específicas no primeiro mês do ano, mas esse ano optei por adotar o movimento janeiro seco”, ela conta. “Um dos fatores que me ajudou foi o fato de minhas celebrações de Réveillon terem sido mais tranquilas e curtas dessa vez”, explicou.
Ela aproveitou também para enumerar os benefícios que esse movimento pode trazer para a saúde.
“Ficar 30 dias sem beber pode ser uma boa maneira de ajudar na sua higiene do sono, perda de peso, melhorar a sua energia e livrar você da ressaca por um mês (risos). Além de ser uma maneira de repensar a sua relação com a bebida alcoolica”, indica.
Não é novidade que o consumo de bebidas alcoólicas pode trazer uma série de consequências negativas ao organismo. O uso constante do álcool levou à morte de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e esse número representou mais de 5% da carga global de doenças em todo o planeta.
Eliminar o álcool da rotina promove não só benefícios físicos, mas também no bem-estar mental.
Vale lembrar que se você não começou no dia 1, ainda pode começar hoje. Que tal?