Publicidade

Efeito apagão: será que aprendemos alguma lição com as redes sociais que ficaram fora do ar?

O dia 04 de outubro foi marcado pelo tempo em que o WhatsApp, Instagram e Facebook caíram no mundo inteiro

Como a falta dos principais aplicativos afetaram o comportamento das pessoas – Unsplash/ Rasheed Kemy

O início de outubro foi marcado por um momento histórico no universo virtual. Foi por volta de 12h30, no horário de Brasília, que os grandes aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook caíram no mundo inteiro, no dia 04 do mês (segunda-feira). A expectativa era que essa instabilidade duraria “pouco tempo”, mas no contexto acelerado que vivemos hoje, as sete horas de espera fez com que esse dia virasse algo atípico.

Publicidade

Em termos financeiros, em apenas um dia, Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, perdeu cerca de US$ 6 bilhões. E falando em questões comportamentais e psicológicas, percebeu-se que ainda estamos distantes de nos desvencilhar desse mundo de textões e imagens “perfeitas”. “A busca por outras redes substitutivas aumentou significativamente”, afirma o psicólogo e psicanalista Ronaldo Coelho, que também aponta a comunicação do trabalho como principal fator por essa procura.

Clique aqui para ler a matéria completa no site da Revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.