Publicidade

Em São Paulo, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno podem ser vistos simultaneamente

Nos últimos dias, no amanhecer de São Paulo, é possível ver os 4 planetas ao mesmo tempo; entenda por que o fenômeno acontece

Em São Paulo, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno podem ser vistos simultaneamente – Reprodução / Vitor Anastácio / TV Globo

Desde o dia 15 de abril, moradores de São Paulo estão tendo um privilégio especial ao amanhecer. É possível ver quatro planetas ao mesmo tempo: Júpiter, Vênus, Marte e Saturno. Segundo especialistas, as pessoas conseguem ver o fenômeno em qualquer região da capital, mas, preferencialmente, entre as 4h30 e 5h30 da manhã.

Publicidade

“É só procurar a direção do nascer do sol. Todos os lugares são equivalentes, o importante é ter o horizonte leste livre de prédios ou árvores”, é o que explica o professor do Instituto de Astronomia da USP, Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, para o G1.

+++ No dia em que Eduardo Galvão completaria 60 anos, filha posta homenagem

Em São Paulo, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno podem ser vistos simultaneamente

De acordo com o professor, esse fenômeno não é incomum, mas os planetas costumam variar. Ele explicou por que e como é possível os planetas estarem alinhados dessa forma.

“Os planetas sempre aparecem mais ou menos sobre uma ‘reta’. Isso ocorre porque todos giram em torno do sol em um mesmo plano, como se estivessem sobre uma mesa. Esse plano se chama tecnicamente de plano eclíptico, perpendicular ao plano do céu”, esclareceu.

Publicidade

+++ Pelé é internado em SP, mas boletim diz que estado de saúde é bom e estável

Segundo o G1, no Rio Grande do Sul, na cidade de Guaíba, esse fenômeno também pôde ser observado nos últimos dias.

Publicidade