Publicidade

Empresa tenta recriar ”leite de vaca” sem a necessidade de extraí-lo do animal

Um laboratório está utilizando tecnologias para cultivar células da vaca para cultivar leite sem crueldade animal

Uma start up está cultivando células de vaca para a produção de leite em laboratório – Pexels

Embora o sistema utilizado pela indústria de laticínios para a extração do leite de vaca esteja bem consolidado pelo mundo, ainda há empresas que buscam alternativas que melhorem a produção e a qualidade do leite sem causar sofrimento aos animais. 

Publicidade

Este é o caso de um pequeno laboratório que está produzindo “leite de vaca, sem a vaca”. Mas este não é um daqueles casos de leites alternativos, geralmente consumidos pelo público vegano ou intolerante a lactose, no qual utilizam água e sementes para criar um tipo de leite “verde”. 

Leites feitos a partir de soja, amêndoas ou aveia, geralmente não oferecem o gosto e a textura como o leite real da vaca. Além disso, eles não funcionam tão bem para produzir queijos, manteiga, iogurtes ou outros derivados. 

+ VEJA TAMBÉM: Start up cria bife à base de plantas em impressora 3D e produto deve chegar ao Brasil em dois anos

O objetivo do TurtleTree Labs é produzir um leite real feito a partir da agricultura de células da vaca utilizando tecnologias que permitem a extração, a cultivação e o estímulo para que essas células produzam leite em biorreatores gigantes, diminuindo consideravelmente a necessidade de criação de gado para produção de laticínios. 

Publicidade

Além da ideia oferecer resultados sustentáveis, a empresa garante que em um cenário onde há falta de leite, o cultivo celular é a alternativa mais viável. 

“O TurtleTree Labs é um empreendimento de tecnologia de alimentos sustentável de grande visão que aborda corajosamente uma oportunidade multibilionária de mercado global de laticínios com a capacidade de criar um enorme valor financeiro e social ao fornecer alimentos acessíveis e ao mesmo tempo afastar as ameaças alimentares, econômicas e sociais -inseguranças políticas“, descreveu a empresa em seu website.

Vale lembrar que hoje 37% das emissões globais de metano vêm da produção de gado e somente a produção de leite contribui com 4% das emissões totais de gases de efeito estufa, além de consumir uma grande quantidade de recursos naturais como água e terra.
 

Publicidade