Especialista alemão diz que Ômicron pode ser menos letal que outras variantes

Com os dizeres ”A variante Ômicron pode ser um presente de Natal antecipado”, especialista fala em boas notícias para o futuro

Especialista alemão diz que Ômicron pode ser menos letal que outras variantes – Freepik / @kjpargeter

Nas últimas semanas, o surgimento de uma nova variante do coronavírus com pelo menos 50 mutações preocupou o mundo em uma possível nova onda da doença. Porém, como avanço dos estudos acerca da Ômicron, pesquisadores vêm tendo uma visão otimista: ela pode representar uma boa notícia.

Publicidade

Especialista alemão diz que Ômicron pode ser menos letal que outras variantes

O futuro ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, disse que talvez essa variante seja um “presente de Natal antecipado”. A afirmação pode parecer pesada, mas tem um esclarecimento: o professor e estudioso explicou que a Ômicron tem tantas mutações — 32 apenas na proteína spike, que é o dobro do Delta. Esse número pode indicar que, quem pegar a doença, pode apresentar sintomas muito menos graves.

Desde que a nova cepa foi descoberta até o momento, todas as pessoas que se contaminaram por ela não apresentaram nenhum sintoma grave. Não houve nenhuma morte, sem necessidade de internação hospitalar.

+++ 19 capitais brasileiras exigem comprovante de vacinação contra Covid

Outros estudiosos também têm uma ideia parecida com a de Lauterbach. Segundo eles, a perspectiva é que não haja tantas complicações com a doença. Especialista sul-africano em doenças infecciosas, Salim Abdool Karim disse que as vacinas devem ser altamente eficazes. “Com base no que sabemos e como as outras variantes de preocupação reagiram à imunidade da vacina, podemos esperar que ainda veremos alta eficácia para hospitalização e doenças graves, e que a proteção das vacinas é provavelmente permanecerá forte.”

Publicidade

+++ Dermatologista explica os significados das letras, abreviações e palavras que compõem o rótulo de um protetor solar