Ícone do site

Estilo de vida ‘hygge’ é o segredo do bem-estar dos dinamarqueses, um dos povos mais felizes do mundo

Published 16/07/2020

Estilo de vida 'hygge' é o segredo do bem-estar dos dinamarqueses, um dos povos mais felizes do mundo - Foto: Pvproductions / Freepik

O termo popular ‘hygge’, que em português pronunciamos como “ruga”, significa algo semelhante a “bem-estar”. A expressão, porém, ganhou um outro sentido com o tempo, passando a designar um estilo de vida seguido pelos dinamarqueses, considerado o segredo do bem-estar de um dos povos mais felizes do mundo, segundo ranking elaborado pela ONU.

Porém, na teoria, o que significa seguir o estilo de vida ‘hygge’?  Imagine uma situação em que você se sente totalmente confortável e relaxado. Isto é ‘hygge’. Pode ser um momento em que você dedica seu tempo para uma leitura, ou para ouvir suas músicas preferidas, conversar com seus filhos em um ambiente agradável, etc.

Devemos levar como premissa o fato de que a Dinamarca é um país que tem apenas 4 horas de sol diárias durante os dias de inverno. Consequentemente, boa parte da população se mantém dentro de casa durante este período, tanto pela temperatura, quanto pelo estendido momento de escuridão.

O conceito de ‘hygge’ surge como uma alternativa para os dinamarqueses, como um “remédio para a ansiedade de hoje”. Uma curiosidade é que o estilo de vida ‘hygge’ foi indicado para entrar na lista de herança cultural intangível da Unesco como uma forma de valorizar o bem-estar geral das pessoas.

A principal ideia neste estilo de vida é estar confortável, num ambiente acolhedor. O objetivo é atingir aquele sentimento de conforto, totalmente relaxado, protegido das preocupações mundanas. Algumas empresas, principalmente restaurante e cafés, passaram a adotar esse conceito para trazer uma sensação maior de bem-estar ao cliente. O ‘hygge’ é o futuro!

Confira algumas dicas para transformar sua casa em um espaço agradável e praticar o conceito de ‘hygge’:

+ VEJA AINDA: Escritor e místico indiano explica qual a importância de sempre manter as roupas dobradas e guardadas

Sair da versão mobile