Festas ao redor do mundo: veja como o Dia das Mães é comemorado em outros países

Como estamos acostumados com a nossa realidade, acabamos nem imaginando que os outros países celebram os mesmos momentos de uma maneira totalmente diferente

Dia-das-Mães
Veja algumas curiosidades sobre o Dia das Mães ao redor do mundo e descubra quais são as diferenças com a comemoração do Brasil – Créditos: depositphotos.com / mjth

Como estamos acostumados com a nossa realidade, acabamos nem imaginando que os outros países celebram os mesmos momentos de uma maneira totalmente diferente. E uma dessas datas é o Dia das Mães e, por isso, resolvemos te mostrar algumas curiosidades ao redor do mundo.

Publicidade

Como outros países comemoram o Dia das Mães?

Peru

No Peru, as homenagens acabam sendo feitas para as vivas e as mortas. Isso porque, além de as crianças cantarem músicas, recitarem poesias e as famílias se reunirem, os filhos tiram um momento para visitar os túmulos. Lá, decoram o local com flores, balões e compartilham comidas e bebidas.

Etiópia

Junto da data especial, há o início da nova estação em meio ao Outono. O Antrosht serve para reunir as famílias durante três dias e preparar pratos tradicionais. Os ingredientes, inclusive, são levados pelas crianças, por exemplo, vegetais, queijo, especiarias e carne. Após se alimentarem, mãe e filha realizam um ritual de passar manteiga na face de uma da outra, enquanto o resto dos familiares dançam e cantam.

Argentina

Já na Argentina, a celebração coincidia com a Festa da Maternidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, em outubro. Apesar de ser o único local que marca o instante especial nesta época, não deixou de assim fazê-la. Os presentes, normalmente, são artesanatos feitos à mão, cartões, flores, joias e outros exemplos. Ademais, a maioria dos esposos limpa a casa e cozinha para as companheiras relaxarem.

Reino Unido

O Mothering Sunday ocorre no quarto domingo da Quaresma, e as mães ganham visitas dos herdeiros, que preparam alguns doces, tal qual o simnel cake.

México

Antigamente, o dia dez, também La Dia de la Madre, era o momento que o pagamento caía, então as pessoas usavam o dinheiro para presentear as mães. Já de manhã, os pequenos cantam serenatas com as mães e almoçam uma comida deliciosa, normalmente, mole, pozole, enchiladas, sopes, quesadillas, barbacoa de carne.

Editora e repórter da Bons Fluidos. A jornalista já passou pelo Estadão, Band e AnaMaria Digital