Publicidade

Ir ao supermercado ou caminhar na rua: tabela ajuda a avaliar risco de contágio por Covid-19 em ocasiões variadas

Pesquisadores do MIT e da Universidade de Oxford reuniram informações sobre os níveis de risco de transmissão em ocasiões distintas

A tabela considera fatores como ventilação do local, uso de máscara e tempo de contato – Pexels

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português), nos Estados Unidos, criaram uma tabela que classifica o risco de contágio do novo coronavírus em situações variadas.

Publicidade

O artigo publicado no periódico de saúde The BMJ nesta semana considerou fatores como a ventilação do local, uso de máscara, tempo de contato e comunicação verbal como falar, cantar, gritar ou permanecer em silêncio, para determinar o nível do risco de transmissão da Covid-19 em situações como uma noite no Karaokê, uma ida ao supermercado ou um almoço em um restaurante fechado. 

+ VEJA TAMBÉM: OMS anuncia que jovens saudáveis serão vacinados em 2022 e lista grupo que receberá primeiro

Ainda não há nenhum estudo que determine o risco absoluto de cada atividade, mas, com essa tabela, queremos que as pessoas saibam avaliar o risco relativo de cada situação. Assim elas podem se adaptar“, disse Lydia Bourouiba, uma das autoras do estudo, à BBC Internacional. 

O objetivo do estudo é informar sobre o risco de transmissão em ocasiõesa depender de fatores variados e ajudar a população a estar ciente de que situações determinadas necessitam de cuidados redobrados, enquanto em outras situações, a chance de contágio é pequena. “O risco de infecção é determinado por muitos fatores, e todos eles estão conectados“, comentou Lydia.

Publicidade

Veja a tabela:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BBC News | Brasil (@bbcbrasil) em

 

Publicidade
Tabela mostra risco de contágio em diferentes ocasiões
BBC