comportamento   / Coronavírus

Johnson & Johnson pausa testes de vacina da Covid-19 após paciente apresentar 'doença inexplicada'

Para garantir a segurança da vacina, a empresa interrompeu os testes e investigará a doença apresentada por um dos pacientes

Bons Fluidos Publicado terça 13 outubro, 2020

Para garantir a segurança da vacina, a empresa interrompeu os testes e investigará a doença apresentada por um dos pacientes
Voluntário desenvolveu 'doença inexplicada', segundo laboratório - Pexels

A Johnson & Johnson anunciou, por meio de um comunicado nesta segunda-feira, 12, que interrompeu os testes da vacina que está desenvolvendo contra a Covid-19. 

Segundo o laboratório, a fase 3 da vacina Ensemble foi pausada após um paciente do estudo apresentar uma 'doença inexplicada': "Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos os nossos ensaios clínicos da vacina candidata, incluindo o ensaio de fase 3 'ENSEMBLE', devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo".

O paciente não teve dados ou informações sobre a doença revelados, mas a empresa afirma que deve 'respeitar a privacidade deste paciente' enquanto investigam mais detalhes sobre as condições dele. 

"Estamos aprendendo mais sobre a doença com este participante, e é importante ter todos os dados antes de compartilhar informações adicionais", continuou o comunicado.

Embora a notícia seja um balde de água fria para quem espera ansiosamente o fim da pandemia, interrupções nos testes de vacinas são mais comuns do que se imagina e necessários para o desenvolvimento de vacinas seguras. 

+ VEJA TAMBÉM: Voluntário que tomou a vacina de Oxford desenvolveu mielite transversa e laboratório pausa testes para investigar

No mês passado, o laboratória AstraZeneca e a Universidade de Oxford também haviam interrompido os testes da vacina contra a Covid-19 após um paciente desenvolver mielite transversa, doença que provoca paralisia e dores nas costas. O laboratório retomou os testes neste mês no Japão e deve continuar investigando o problema desenvolvido pelo paciente. 
 

Último acesso: 01 Dec 2020 - 11:28:18 (1043600).