Publicidade

Lembretes para o dia a dia: 5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade

Apesar do mundo caótico e complexo que vivemos, é possível ser feliz, sim! Confira 5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade

Lembretes para o dia a dia: 5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade – Foto: ArthurHidden / Freepik

Neste próximo domingo, 20 de março, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada pela ONU em junho de 2012 com objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

Publicidade

Apesar do mundo caótico e complexo que vivemos, é possível ser feliz. E mais do que isso, a felicidade é fundamental para a nossa saúde. Todos nós buscamos alegria, prazer e satisfação. Mas, embora esse sentimento possa parecer passageiro, existem formas de encontrá-la.

+++ Criança de 11 anos que fugiu sozinha da Ucrânia reencontra família

5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade

A risada como remédio para diminuir a dor:

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Segundo Daniele Bittencourt, especialista em saúde integrativa, os hormônios são os responsáveis por isso, visto que ao sorrir seu organismo libera serotonina e a endorfina — que promovem a sensação de bem-estar.

Publicidade

Comer mais frutas e hortaliças:

Estudos como o da Universidade de Warwick apontam que o consumo de frutas e hortaliças está diretamente ligado à felicidade. Segundo o Dr. Henrique Passos, endocrinologista, os alimentos possuem nutrientes capazes de aumentar a produção de neurotransmissores conhecidos como dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Todas essas substâncias liberadas geram sensações de prazer e bem-estar. Temos em nosso cérebro uma região denominada centro da recompensa que quando estimulada libera a dopamina e gera a sensação de prazer.

+++ Medicina funcional: como a alimentação com base genética aumenta a qualidade de vida

Publicidade

Tenha contato com a natureza:

A paisagista Rayra Lira mostra como uma relação com as plantas pode se tornar uma terapia e ajudar na busca pela felicidade. “Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo, melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental”, diz

Rayra diz que as plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia: “Observe sempre a sua plantinha, tirei até fotos para ter uma noção do crescimento dela. As plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio; ajudam a desenvolver os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental”, finaliza.

Publicidade

Livre-se dos pensamentos negativos:

“A maneira de enfrentar os desafios da vida torna-se uma linha tênue entre a sanidade mental e a dificuldade em alcançar o equilíbrio necessário ao viver saudável. Pessoas que mantêm pensamentos ou atitudes negativas tendem a desenvolver distúrbios físicos e mentais mais graves”, explica Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

+++ Dormir mais cedo faz bem para a fertilidade? Especialista esclarece

Publicidade

Pratique exercícios físicos regularmente:

O Dr. Leonardo Leibovici, clínico geral e geriatra, explica que praticar exercícios físicos regularmente é essencial para quem busca pela felicidade. “O exercício físico também tem seus benefícios, pois aumenta a produção de serotonina e endorfinas, proporcionando sintomas de felicidade, vamos aproveitar e usufruir dessa prática no nosso dia-a-dia, aliado aos alimentos mais saudáveis, que trazem sensações de bem-estar” – finaliza.