Publicidade

Mandetta anuncia que deixará cargo no Ministério da Saúde após ser demitido por Bolsonaro

O ministro da Saúde usou suas redes sociais para anunciar o afastamento; Mandetta será substituído pelo oncologista Nelson Luiz Sperle Teich

Mandetta anuncia que deixará Ministério da Saúde após ser demitido por presidente Jair Bolsonaro – Getty Images

Luiz Henrique Mandetta usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 16, para anunciar sua demissão do cargo de ministro da Saúde do governo Bolsonaro. O afastamento ocorreu durante uma breve reunião entre Mandetta e o presidente da república no Palácio do Planalto na tarde de hoje.

Publicidade

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu o ministro em sua conta oficial no Twitter.

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.”, completou.

Após anunciar demissão, Jair Bolsonaro declarou em coletiva que o substituto de Mandetta como titular da pasta será o oncologista Nelson Luiz Sperle Teich. Pela manhã, o médico e empresário que assumirá o cargo esteve em reunião com o chefe do poder executivo e outros ministros do governo.

Em entrevista para o site da Veja, publicada durante a noite de ontem, Mandetta já havia anunciado que deixaria o cargo. Quando perguntado se não teria mais jeito de permanecer no governo, o ministro foi claro: “Não, não. São 60 dias nessa batalha. Isso cansa!”. Em seguida, explicou, referindo-se ao presidente: “Você conversa hoje, a pessoa entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”.

Publicidade

Levantamento recente feito com 2.000 pessoas recrutadas na Internet e com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, aponta que 76,2% dos brasileiros é contra a saída de Mandetta do cargo de ministro da Saúde.