O poder destrutivo da reclamação: saiba o que acontece com pessoas que reclamam demais
A ciência já mostrou como o nosso cérebro reage às reclamações e como este hábito pode te deixar mais perto do fracasso

A ciência já mostrou como o nosso cérebro reage às reclamações e como este hábito pode te deixar mais perto do fracasso
Utilizamos a linguagem verbal para transmitir nossos sentimentos, no entanto, diante de algumas situações desconfortáveis, nos vemos utilizando um diálogo não tão adequado e expressando nossas turbulências emocionais com frases destrutivas.
Reclamar pode parecer uma maneira de colocar para fora as insatisfações, no entanto, assim como as afirmações positivas influenciam em nossa saúde mental e até na tomada de decisões, as frases de insatisfação nos atraem para mais perto do fracasso.
O cérebro está continuamente processando e interpretando informações, construindo redes e vias neurais. Quando repetimos um pensamento ou ação com frequência suficiente, a rede neural se torna reforçada e, eventualmente, se torna um hábito, assim como aprender a andar – no começo foi difícil, depois com a prática foi melhorando, até se tornar uma habilidade inconsciente.
Deixar de reclamar pode ser uma tarefa desafiadora para algumas pessoas que adquiriram o hábito de reclamar até pode pequenas coisas. No entanto, forçar-se a relevar algumas insatisfações pode fazer com que nosso cérebro dê mais enfase para os sentimentos bons que experimentamos.
Por isso, antes de reclamar, reflita e pense se você está dramatizando e estendendo uma situação que já aconteceu. Perceba se as palavras que você está pensando em dizer são úteis ou farão com que o problema seja resolvido.