Pais organizam carreata para agradecer professoras que alfabetizam filhos em aulas online durante a pandemia

As homenagens ocorreram na cidade de Sertãozinho, interior do estado de São Paulo

Pais organizam carreata para agradecer professoras que alfabetizam filhos em aulas online durante a pandemia – Reprodução / TV Globo / Foto: Kátia Marchiori/Acervo pessoal

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as aulas online passaram a ser uma nova realidade. Até então, a educação à distância era um terreno desconhecido não somente para muitas crianças e jovens brasileiros, como também para os educadores.

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Seis meses após o início do isolamento social, as professoras Kátia Marchiori e Vanice Prezoto tiveram seus esforços reconhecidos de uma maneira especial. Na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, os pais dos alunos do 1 º do fundamental de um colégio local organizaram uma carreata com direito a buzinas, cartazes, balões, presentes e flores em homenagem às docentes.

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Cerca de 20 veículos deram algumas voltas no quarteirão da casa das “tias”, como são chamadas carinhosamente pelos alunos, que tem por volta de 6 e 7 anos, nos dois últimos finais de semana, como forma de agradecer o esforço que estão fazendo para educar e alfabetizar as crianças. Kátia recebeu a homenagem no dia 16 de agosto, e Vanice no dia 23. Linda atitude!

“Fiquei paralisada. Minhas pernas começaram a tremer. É um reconhecimento. Pensei que não iria dar conta de dar aula à distância. Se trabalhar com alfabetização presencialmente já é difícil, imagina online. Mas os pais estão muito satisfeitos”, declarou a professora Vanice para o portal G1 Ribeirão Preto e Franca.

Kátia também se pronunciou: “Nem sonhávamos com isso. Tinha terminado de almoçar e estava preparando as aulas da semana. Quando escutei as buzinas e saí, achei que uma mãe tinha descoberto meu endereço, mas quando olhei aquela fila de carro, eu desabei”.

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A “tia” que recebeu a homenagem no dia 16 ainda continuou: “Sentimos falta do olho no olho, de sentar juntos, de segurar na mão e fazer um traçado correto da letra, mas, aos poucos, nós fomos descobrindo que dava certo. Nós, adultos, temos medo do novo, mas as crianças não”.

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Por fim, Vanice finalizou: “Por conta da idade, eles não querem ficar parados, só ouvindo, mas agora eles estão adorando a aula e as mães estão muito satisfeitas. Tinham crianças que não sabiam nada e, agora, conseguem ler”.