Quarentena não são férias! Professor dá dicas de como se planejar e manter o foco nos estudos em casa

Saiba como manter a rotina de estudos em dia com dicas dadas por professor e yotuber

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 25 março, 2020

Saiba como manter a rotina de estudos em dia com dicas dadas por professor e yotuber
Professor dá dicas de como manter o foco nos estudos durante quarentena - Getty Images

"Quarentena não são férias!". Quem aí durante o isolamento ouviu de alguém ou leu essa frase na internet? E realmente, nós não podemos deixar o isolamento atrapalhar nossa rotina de estudos e trabalho. Muitos alunos, tanto da rede pública quando da privada, tiveram suas aulas canceladas como medida preventiva para frear a disseminação do coronavírus. Assim, a recomendação é que professores e alunos se adaptem as aulas online para que o processo de aprendizado siga seu rumo.

Mas sabemos que isso pode não ser uma tarefa fácil. Leonardo Chucrute, professor e Diretor Geral do Colégio e Curso Progressão, dono do canal do YouTube que conta com mais de 40 mil inscritos, conversou com a Bons Fluidos e deu algumas dicas de como manter o foco nos estudos durante a quarentena.

1. Qual a importância da motivação para nesse período estudar através de aulas online?

O momento agora é extremamente importante, porque o aluno tem que continuar a estudar e acreditar que já já isso vai passar. E nós temos que criar essa disciplina. Ele não pode se entregar a joguinhos e séries de Netflix, somente. Ele precisa ter uma rotina. Eu costumo orientar os alunos a acordarem cedo. Se arrume como se fosse para a escola. Você tem que colocar seu cérebro para continuar trabalhando normalmente.

2. Qual pode ser a maior dificuldade ao estudar em casa?

A maior dificuldade de estudar em casa é simplesmente você não ter um tutor, um orientador, um professor, alguém estudando ao seu lado. Muitas vezes isso pode gerar um desanimo no aluno. Surge uma dúvida e você não tem com quem tirar. Procurar informações na internet pode ser uma missão difícil, porque desviar do caminho é fácil. Você pode acabar entrando em outro aplicativo, entrando em outra mídia social. E aí, acaba perdendo o foco. A gente sabe que quando o aluno está em sala de aula, o professor tira dúvidas prontamente, monitora o aluno. Então, é importante ele se conscientizar de que este é um momento passageiro e ele precisa adaptar a essa nova realidade, porque não se pode perder tempo.

3. Como o aluno pode montar um plano de estudos?

Eu oriento o aluno a pegar a grande escolar dele, estudar como se estivesse na escola. Logo depois, fazer a tarefa de casa, uma vez que ele está em casa de qualquer maneira. Em seguida, o aluno já pode ir vendo a matéria do dia seguinte. Esse é um ótimo método para você fazer um plano de estudos neste momento. Aproveite também várias dicas que estão sendo dadas no YouTube, nas videoaulas. Aquele cara que persistir, ele 'vai surfar a crista da onda'. Estamos num momento de 'vale', mas a 'crista' já está chegando.

4. Qual a importância da rotina para que o aluno se saia bem durante os estudos?

Uma rotina é fundamental não só para os estudos, como para a vida! Eu falo sempre: 'Disciplina!'. É extremamente importante você ter um horário para acordar, para dormir, para pegar no caderno, para estudar. A rotina é imensamente importante para o seu cérebro entender que você está levando uma vida normal. Pare de se entregar às notícias ruins. Vai dar tudo certo!

5. Você está disponibilizando conteúdo gratuito e online para quem deseja estudar durante a quarentena?

Estou distribuindo material gratuito lá no meu canal do YouTube. E estou torcendo muito para que esse momento passe o mais rápido possível. Nós sabemos que a nossa saúde, física e mental, está em primeiro lugar.

O estudo é importante para que, nesse momento, a gente consiga se distrair de pensamentos e notícias ruins, além de ser um grande guia para te levar para frente. Estamos a disposição online.

Último acesso: 10 Aug 2020 - 02:47:18 (1042449).