Publicidade

Rio de Janeiro retira obrigatoriedade de passaporte da vacina

Após reunião com o Comitê Especial de enfrentamento da Covid-19, a prefeitura do Rio de Janeiro resolveu suspender o passaporte de vacina

Rio de Janeiro retira obrigatoriedade de passaporte da vacina – Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Nessa segunda-feira, 25 de abril, em reunião realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e o Comitê Especial de enfrentamento da Covid-19, o prefeito Eduardo Paes resolveu retirar a obrigatoriedade do passaporte vacinal no município. A medida foi tomada porque, segundo profissionais, a situação epidemiológica na cidade está favorável e estável.

Publicidade

Rio de Janeiro retira obrigatoriedade de passaporte da vacina

“Estamos com uma redução no número de casos e internações. Entendemos que essa estratégia (de cobrar o passaporte) já foi esgotada. A gente continua fazendo o monitoramento para ter subsídio para tomar as decisões, se algo mudar faremos alteração, por isso estamos chamando de suspensão temporária”, afirmou o secretário de saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado.

+++ Alimentação saudável pode aumentar expectativa de vida em 13 anos, conclui pesquisa

Apesar da medida, o comitê informou que, caso novos casos de Covid-19 apareçam, novas regras serão feitas. A última medida sanitária ainda em vigor na cidade era a apresentação do passaporte em ambientes fechados — como restaurantes, cinemas e teatros. Em novembro do ano passado, o Rio foi a primeira capital brasileira a retirar a obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos.

+++ Quimioterapia e radioterapia em lesões cerebrais: qual a diferença?

Publicidade

Desde o início de março, a prefeitura do RJ intensificou a vacinação na cidade, principalmente nas doses de reforço. No dia 16 de maio, o Comitê fará uma nova reunião para decidir novas medidas.