Risada pode influenciar na perda de peso? Cientistas explicam

Pesquisadores demonstram se a risada influencia apenas na parte psicológica, ou se também pode atuar na questão física; entenda!

Risada pode influenciar na perda de peso? Cientistas explicam
Risada pode influenciar na perda de peso? Cientistas explicam – Foto de Kat Smith no Pexels

Quem não aprecia uma boa risada com os amigos, memes engraçados ou filmes de comédia? Os benefícios psicológicos do ato de rir são destacados em diversos estudos, como a redução do estresse. Mas, uma pesquisa da Universidade Médica de Fukushima, no Japão, aponta um efeito da gargalhada quando se trata de peso corporal.

Publicidade

No estudo, 235 participantes foram acompanhados por 12 semanas, divididos nos seguintes grupos: aqueles que participaram de um programa de comédia, outro de aulas de ioga e outro que não teve intervenção. Os voluntários da pesquisa tinham, em média, 43 a 79 anos de idade. “Um modelo linear geral analisaram a relação entre o IMC dos participantes e as mudanças no índice psicológico”, destacaram os pesquisadores, no artigo.

Estudo: risada influencia na redução de peso corporal

Estresse e bem-estar foram melhorados no grupo em que o riso foi estimulado. Mas, além disso, pesquisadores também perceberam um efeito na parte física: os voluntários apresentaram uma redução de peso e Índice de Massa Corporal (IMC). “Esses resultados sugerem que o programa do riso pode ajudar a reduzir o peso corporal em participantes com fatores de risco para síndrome metabólica”, disseram os cientistas.

Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade