Turma da Mônica anuncia primeira personagem surda
Inclusão! “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda”, explicou Mauricio de Sousa

Inclusão! “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda”, explicou Mauricio de Sousa
Na última sexta-feira, 29 de abril, A Turma da Mônica ganhou mais uma personagem: Sueli, a primeira integrante surda da turma. A sua primeira aparição ocorreu nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa durante a 24ª Surdolimpíadas de Verão (evento que vai acontecer entre os dias 1º e 15 de maio em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul).
No enredo, Sueli se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). As suas histórias vão abordar os aspectos e temas comuns da comunidade surda. Por meio de cenas que vão tratar a importância da acessibilidade e inclusão, a ideia é reforçar a igualdade.
+++ Pai de jovem autista, Marcos Mion celebra inclusão do transtorno no Censo 2022
+++ Aos 59 anos, Gari publica seu primeiro livro sobre superação feminina
“Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, explicou Mauricio de Sousa.
Sueli não é a primeira personagem com algum tipo de deficiência da história. A Turma da Mônica já apresenta representatividade com Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.
Nesse ano, a Surdolimpíadas de Verão acontecerá pela 24º vez e irá receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, disputando diversas modalidades – 20 masculinas e 18 femininas.