Uma descoberta e tanto! Em Goiás, pesquisadores encontram sítio arqueológico de mais de 3 mil anos

Além do sítio arqueológico, pinturas rupestres, ferramentas de corte, restos ósseos e carvão também foram identificados

Em Goiás, pesquisadores encontram sítio arqueológico de mais de 3 mil anos – Divulgação / Sapiens Arqueologia

Em Montes Claros de Goiás, pesquisadores descobriram um sítio arqueológico de 3.500 anos. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) encontrou, além do sítio, milhares de objetos e vestígios de presença humana. O local já foi cadastrado pelo Instituto.

Publicidade

Em Goiás, pesquisadores encontram sítio arqueológico de mais de 3 mil anos

Segundo dados divulgados pelos pesquisadores, as descobertas desses objetos evidenciam 2 momentos ocupados na região. Acredita-se que o primeiro momento foi habitado por povos horticultores-ceramistas; já o segundo seria de pessoas que caçavam. Ao todo, foram identificados 3.229 objetos de pedra e cerâmica.

+++ Quais os pentes e escovas certos para cada tipo de cabelo? Tricologista responde e dá dica para higienizá-los corretamente

Ao G1, Matheus Araújo, coordenador de campo da pesquisa e arqueologia, da empresa Sapiens Arqueologia, explicou que o achado é muito significante para a ciência. O pesquisador esclareceu ser muito difícil encontrar sítios arqueológicos com tantos objetos como esse, que possibilita tantas descobertas e vestígios de milhares de anos atrás.

“A gente está vibrando, porque não é fácil encontrar um sítio arqueológico com uma preservação tão grande. É uma conquista não só para a comunidade científica, mas para o público em geral, pois podemos falar um pouco de como nossos antepassados eram antes da chegada dos colonizadores”, explica.

Publicidade

+++ Jovem de 12 anos bate recorde ao ser a mais nova a concluir uma faculdade

No processo de descoberta, o arqueólogo conta que, primeiro, eles retiram os objetos dos locais escavados. Esses objetos passam por um processo de análise e produção de relatórios. Depois desse momento de estudo, os pesquisadores higienizam esses objetos e encaminham para algum museu ou universidade.

Além desse sítio arqueológico, outros 19 já foram encontrados na cidade de Montes Claros de Goiás e todos já estão registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Publicidade