Publicidade

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros

Alguns estados começaram a liberar o uso das máscaras em novembro; nessa quinta-feira, deixou de ser obrigatório na Paraíba, último estado que ainda mantinha a condição

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros – Getty Images / Bruna Prado

A partir dessa quinta-feira, 07 de abril, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros. Essa liberação começou a acontecer em novembro do ano passado, quando Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul foram os pioneiros a liberarem. A Paraíba, por sua vez, foi a última a deixar como facultativo o uso do acessório de proteção.

Publicidade

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros

“Novo decreto publicado e disponibilizado para toda a população nesta quinta-feira (7), o uso de máscara passa a ser opcional no Estado em ambientes abertos. A nova etapa de flexibilização também faculta o uso de máscaras em espaços fechados para municípios com 70% do esquema vacinal completo de sua população”, explicou, através do Instagram, o governo da Paraíba.

+++ Imunidade baixa na gravidez? Confira os alimentos que fortalecem o organismo

Em março, muitos estados liberaram o uso em ambientes abertos. São Paulo e Rio de Janeiro foram os primeiros. Em abril, Bahia, Amapá e Paraíba finalizaram a lista.

Ainda que a liberação, em muitos lugares, seja também para lugares fechados, há exceções: em transportes públicos e ambientes hospitalares ainda é recomendado que as pessoas façam o uso do acessório de proteção. Pessoas imunossuprimidas também são indicadas a utilizarem máscaras.

Publicidade

+++ Pavê de prestígio sem fogão? Isso mesmo! Aprenda a fazer

O Brasil registrou, nessa quinta-feira, 28.124 novos casos e 253 mortes pela doença, totalizando 661.035 desde o começo da pandemia. A média de óbitos caiu: 168, abaixo da marca de 200 pelo sexto dia e a mais baixa desde 17 de janeiro.

Publicidade