Publicidade

Aprenda a ativar o guá da família

No especial sobre como aplicar o ba-guá, instrumento do Feng Shui, saiba como ativar o guá das relações familiares

Móveis sólidos, especialmente os de madeira, proporcionam estabilidade – iStock

O setor representa nossa ligação com antepassados e descendentes. E comotrata de heranças, inclusive de características genéticas, estende-se também à saúde. “Além das pessoas com quem temos laços de sangue, essa área simboliza nosso círculo de amigos íntimos, que são uma referência de quem somos”, afirma Soraya Caron, consultora e professora de Feng Shui da Escola do Chapéu Negro, de São Paulo. Esse guá é regido pelo elemento madeira e pela cor verde.

Publicidade

Quando esse canto cai…

Na sala

Móveis sólidos, especialmente os de madeira, proporcionam estabilidade. “Uma cômoda que pertenceu a um ente querido, por exemplo, cumpre bem opapel, pois esse é o local ideal para exibir objetos antigos. Mas é fundamental que eles tragam boas recordações”, ressalta Soraya Caron. Quadros, porta-retratos ou um painel com fotos da família estimulam a energia boa no setor. Vasos com plantas bem verdes (cor associada ao guá) e que cresçam para o alto, como o bambu, também trazem harmonia.

Na cozinha

Publicidade

É uma localização favorável para o guá da Família, pois a água, elemento predominante no ambiente, alimenta a madeira, que rege o guá. Além disso, é um local onde a família costuma se reunir, especialmente na hora das refeições. Mantenha armários de alimentos e utensílios sempre limpos e organizados.

No banheiro

Ative o guá com toalhas, tapetes e acessórios verdes. Mantenha a porta, os ralos e a tampa do vaso fechados. Desenhe pontos vermelhos no teto (com esmalte de unhas, por exemplo) na direção de ralo, pia e bacia. Essa cor segura a energia, evitando que ela se esvaia.

Publicidade

No quarto

Use roupa de cama, cortinas, tapetes e objetos em tons de verde. “Além de harmonizar o guá, essa cor tranqüiliza e favorece o sono”, lembra Soraya Caron. Verde-claro vai bem nas paredes ou apenas naquela associada ao guá (para descobrir sua localização, aplique o ba-guá alinhando o setor do Trabalho à parede da porta do quarto). Se possível, opte por uma cama com estrutura de madeira, elemento que favorece as boas vibrações na área.

Na lavanderia

Publicidade

Aqui também o mais indicado é utilizar plantas e objetos em tons de verde. Organize armários e esvazie sempre latas de lixo e cestos de roupa suja. Um sino de vento também ajuda a evitar a dispersão da energia vital.