Publicidade

Cidades do Rio Grande do Sul estão, majoritariamente, submersas; veja como ajudar

Veja como ajudar as cidades que estão tomadas por água e precisando da atenção do resto do país

cidades-do-Rio-Grande-do-Sul
Veja como ajudar as cidades do Rio Grande do Sul – Gilvan Rocha/Agência Brasil

Diversas cidades do Rio Grande do Sul estão tomadas por muita água por causa dos efeitos da chuva desde o último final de semana de abril. Até agora, já foram 57 mortes, mais de 300 mil pessoas estão sem energia elétrica e mais de 800 mil estão sem abastecimento de água, segundo o SBT News, E, se você está procurando formas de ajudar, veja algumas informações abaixo:

Publicidade

PIX do governo de RS para doar

Para não correr risco de golpes e o dinheiro chegar ao destino certo, o governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações ‘SOS Rio Grande do Sul, através da chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado. De acordo com a ‘GHZ’, “Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul”.

Para doar roupas ou mantimentos

Se quiser doar roupas e/ou mantimentos, confira as informações disponibilizadas pelo SBT News:

  • Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil abrirá um ponto de arrecadação na Avenida Marechal Tito Guedes, 301, Jaguaré, na zona Oeste da cidade de São Paulo, a partir do domingo (5), das 8h às 17h
  • A partir de segunda-feira (6), as agências dos Correios de São Paulo, Paraná e 39 unidades do Rio Grande do Sul vão receber as doações para as vítimas das chuvas. Não há custos para o transporte. Para mais informações, ligue no número 0800 725 0100, de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h.
  • A Força Aérea Brasileira (FAB) está com as bases aéreas do Rio de Janeiro, de Brasília e em São Paulo abertas para receber as doações, que serão levadas em aviões de grande porte rumo à base aérea de Canoas (RS). Os itens podem ser levados entre às 8h e 18h nos seguintes endereços: Base Aérea de Brasília, Area Militar do Aeroporto Internacional de Brasília; na Base Aérea de São Paulo o local é no Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365, em Guarulhos (SP) ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto); e na Base Aérea do Galeão, que fica na Estrada do Galeão S/N, no Rio de Janeiro (RJ).
  • O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná deu início à campanha SOS RS para arrecadar alimentos e produtos de limpeza para as regiões atingidas. Todos os quarteis receberão alimentos não-perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza. Para saber os locais basta acessar o site do bombeiros do Paraná.
  • Em Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis, pela Secretaria Municipal do Continente, que fica na rua João Evangelista da Costa, 781, em Capoeiras, e a Fundação Somar, Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 – Santo Antônio de Lisboa, pedem a ajuda da população com doações de mantimentos e produtos de limpeza para ajudar os gaúchos. Basta se dirigir aos endereços e levar a ajuda.
  • As 26 unidades operacionais e sete delegacias da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina também estão coletando doações, que serão enviadas à Defesa Civil gaúcha.

Para doações de sangue

O SBT News também contou como ajudar doando sangue:

Para doar sangue, a Secretaria da Saúde gaúcha pede que o interessado se dirija ao hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Bento Gonçalves, 3722, no Partenon, em Porto Alegre, para ajudar no abastecimento do estoque de sangue para ajudar as vítimas mais graves das chuvas. Há urgência para todos os tipos de sangue e os doadores devem seguir as orientações de segurança em alagamentos e inundações.

Publicidade

Para se voluntariar

E ainda divulgou uma forma de ser voluntário para ajudar:

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições para um banco de voluntários que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho. Os convocados poderão ajudar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde. A inscrição não garante convocação automática e não gera vínculo empregatício com o Estado. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria no endereço https://saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais/

Publicidade