Dia Mundial da Voz: Entenda como surgiu a data
Ter voz. Dar voz a uma causa. Cantar. Falar. Reivindicar. Tudo isso só é possível graças à voz. Ela é tão importante que tem até uma data: 16 de abril

Ter voz. Dar voz a uma causa. Cantar. Falar. Reivindicar. Tudo isso só é possível graças à voz. Ela é tão importante que tem até uma data: 16 de abril
Ter voz. Dar voz a uma causa. Cantar. Falar. Reivindicar. Demonstrar raiva, alegria ou tristeza. Tudo isso só é possível graças à voz. Ela é tão importante que tem até uma data: 16 de abril. Vamos saber mais sobre o Dia Mundial da Voz.
A celebração surgiu aqui no Brasil em 1999. Foi uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV). Atualmente, profissionais da saúde aproveitam a data para conscientizar a respeito da importância dos cuidados que todos devem ter, além da prevenção e diagnóstico precoce.
A fonoaudióloga Letícia Alonso, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), explica que a voz acompanha as transformações ao logo da vida. Assim, é gerada pelas pregas vocais, localizadas na laringe. “O ar, quando expirado pelos pulmões, passa por elas e as faz vibrar”, explica.
Quem utiliza a voz como ferramenta de trabalho, como professore, palestrante, locutor, por exemplo, deve ficar atento a alguns cuidados.
Segundo o fonoaudiólogo Simon Wajntraub, em entrevista à rádio CBN, é importante treinar a articulação das palavras. Isso pode fazer diferença na saúde vocal: “Deve procurar evitar fumar, beber álcool em excesso, procurar não ficar tomando coisa super gelada antes da função, porque vai dar uma retração na laringe. Filma você falando, gravando. Fala firme, fala alto, fala forte. Articula bem. Vai treinando que com o tempo você vai melhorando. Aprende a colocar a voz mais forte. Então começa a se ouvir.”