Maior estátua do mundo: conheça a história de Sardar Patel

Com 182 m de altura, o monumento, conhecido como Estátua da Unidade, homenageia o líder da luta pela Independência da Índia

Sardar-Patel
Com 182 m de altura, a Estátua da Unidade homenageia Sardar Patel, o líder da luta pela Independência da Índia – RealityImages/Sharvari Mehendale

Em 31 de outubro de 2018, foi inaugurada a maior estátua do mundo. Intitulado como Estátua da Unidade, com 182 m de altura, o monumento desbancou outros projetos famosos pela grandeza, como a Estátua da Liberdade (93 m) e de Buda (153 m). O tamanho da estrutura, situada no estado de Gujarate, na Índia, homenageia uma figura de extrema importância para o país: Sardar Patel.

Publicidade

Quem foi Sardar Patel?

Vallabhbhai Patel, nome pelo qual também é conhecido, nasceu em 1875 e já no começo da vida adulta – influenciado pelos ideais de Mahatma Gandhi – passou a lutar pela independência da Índia. Isso porque, em meio à Segunda Guerra Mundial, o território era uma colônia do Império Britânico, constituída por principados. Além disso, o homem defendia os direitos do trabalhadores do estado. Um exemplo é a ocasião em que orquestrou uma resistência contra o aumento de impostos.

Seus feitos, assim, fizeram com que ele recebesse o título de ‘sardar‘, destinado somente aos líderes. No entanto, até este momento, Patel não havia alcançado a independência do país, o que só aconteceu em 1947. O trabalho da figura, contudo, ainda continuou pois, mesmo após a conquista, os estados seguiam sendo comandados por diferentes monarcas. Por isso, como vice-primeiro-ministro no primeiro governo, o líder prosseguiu atuando para que os 560 territórios principescos se unificassem.

Pelos seus esforços, Vallabhbhai recebeu o apelido de homem de ferro, o que inspirou a estátua, construída com 129 toneladas de metal. A figura faleceu em 1950, mas deixou sua marca não somente na população indiana, como no mundo. “Sardar Patel Saheb vive em nossos corações e em nossos pensamentos. Estamos levando seu legado adiante”, disse o presidente do Partido do Congresso Nacional, Mallikarjun Kharge, em uma publicação no X.

Curiosidades da Estátua da Unidade

Idealizada pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi em 2010, a construção contou com mais de três mil trabalhadores e custou 30,5 bilhões de rúpias, cerca de R$ 1,5 bilhão. O projeto é assinado pelo Ram Sutar, famoso por suas estátuas de Gandhi. Já a supervisão estava nas mãos da Larsen & Toubro Limited (L&T). Feita de cimento revestido de bronze e aço, além do metal na base, ela levou dois anos e nove meses para ser concluída.

*Texto feito sob supervisão de Helena Gomes

Publicidade