Um novo estudo está investigando os potenciais efeitos de um chiclete antiviral. Se ele cumprir o que promete, pode ser que as vacinas contra a gripe virem apenas uma opção para quem preferi-las. Entenda:
O que é o chiclete antiviral?
Uma proteína antiviral encontrada no feijão pedra ou cutelinho, chamada FRIL, foi descoberta por cientistas finlandeses e da Escola de Medicina Dentária da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O potencial benefício se apresenta para quem contrair dois tipos de herpes e de influenza – um deles sendo da H1N1. Dessa forma, chegaram à conclusão que dois gramas foram o suficiente para reduzir a carga viral em mais de 95%.
“Controlar a transmissão de vírus continua sendo um grande desafio global. Uma proteína antiviral de amplo espectro (FRIL), presente em um alimento natural (pó de feijão), capaz de neutralizar não apenas vírus da gripe humana, mas também da gripe aviária, é uma inovação oportuna para prevenir infecções e transmissões”, detalhou o principal autor da pesquisa, Henry Daniell, à revista científica Molecular Therapy.
Inovação
A novidade é promissora pois além de combater a gripe aviária, também neutraliza a humana. E vale ressaltar que outras análises anteriores também demonstraram a eficácia deste pó de feijão nas cepas H5N1 e H7N9. Dessa forma, os próximos passos de Daniell é testar o elemento na ração das aves.
Cinco formas de se proteger de gripes e resfriados no Outono
O Outono chegou e, junto com ele, as temperaturas caíram. Nessa época, por conta do clima seco e frio, dá aquela vontade de ficar em casa ou optar por outros locais fechados, né? No entanto, com a mudança de estação, esses ambientes, se tornam mais propícios para a proliferação de doenças, principalmente as respiratórias, como gripes e resfriados. Por isso, em entrevista ao portal ‘Repórter Diário‘, o médico alergista, João Paulo de Assis, fez um alerta sobre esses enfermidades. Clique aqui e leia a matéria completa.