Publicidade

Astrologia: entenda qual é o significado por trás de cada símbolo dos signos do zodíaco

A astróloga Cristiane Toledo foi a responsável por responder essa questão simbólica; confira

Astrologia: entenda qual é o significado por trás de cada símbolo dos signos do zodíaco – Pixabay

A astrologia é uma pseudociência que relaciona a posição dos astros e corpos celestes com a vida cotidiana do ser humano, desde sua personalidade, até suas relações pessoais, entre outros.

Publicidade

Os famosos signos dos zodíacos (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes) resultam da interação do planeta Terra com o Sol. Além de seus nomes característicos, são conhecidos popularmente por aqueles que se interessam pelo assunto a partir de símbolos simples.

Mas o que está por trás da simbologia de cada signo? O que elas representam? A astróloga Cristiane Toledo respondeu a essas questões em matéria publicada recentemente pela página Universa, do UOL.

Confira:

ÁRIES: O símbolo de Áries está estreitamente ligado à região da cabeça, mais especificamente à face, parte do corpo regida pelo signo. Formado por dois semicírculos, que representam as sobrancelhas de um humano, ou os chifres de um carneiro, e uma linha reta central que une esses dois semicírculos, o que seria o nariz, este símbolo remete à natureza racional e intensa do ariano.

Publicidade

TOURO: O símbolo de Touro está nitidamente ligado a imagem do animal que lhe dá nome. O círculo, além de representar a face do próprio touro, representa a plenitude da vida, pois é característico do taurino progredir a partir dos recursos existentes em seu próprio ambiente. Ou seja, o individuo do signo de Touro não precisa de muito ao seu redor para encontrar o sentido da vivacidade.

GÊMEOS: Em um primeiro momento, o símbolo de Gêmeos se assemelha ao número 2 em algarismo romano, o que representa a dualidade do signo. Porém, o significado vai além disso. Os geminianos são bons comunicadores. Pensando nisso, o símbolo também pode estar associado a dois pulmões, uma vez que estes estão ligados às cordas vocais (fala), ou aos dois braços, instrumentos biológicos usados para gesticular e escrever.

CÂNCER: Este símbolo pode, como Touro, estar ligado ao animal que rege o signo: o caranguejo. Os dois círculos ligados às linhas curvas, além de representarem as patas do crustáceo, ainda podem significar seios humanos, que aconchegam, uma vez que Câncer é o signo da sensibilidade e do zelo.

Publicidade

LEÃO: Esta simbologia pode ser facilmente associada ao perfil do animal selvagem que dá nome ao signo, pois se caracteriza por ter um círculo com apenas uma linha curva que parte do topo, assim como a juba do leão. Porém, essa simbologia também pode estar associada ao coração humano, parte do corpo com regência leonina, sendo ele o centro onde o sangue é bombeado para o resto do corpo, e o ponto de retorno, após sua longa jornada pelo organismo.

VIRGEM: O “m” do signo de Virgem, ou a chamada espira, faz uma referência ao intestino humano, órgão regente do signo. A alça fechada que completa a simbologia ainda pode ser caracterizada como sendo uma vagina intocada, o que atribui ao signo um grande potencial de autoexpressão criativa, uma vez que os virginianos são perfeccionistas e sistemáticos.

LIBRA: O signo de Libra representa o ponto mediano do zodíaco, caracterizado pela balança, que também está relacionada com esta simbologia. A linha curva paralela à linha reta correspondem ao meio do corpo, ou seja, entre o diafragma e o umbigo. O signo procura, constantemente, equilibrar o real com o ideal.

Publicidade

ESCORPIÃO: O “m”, ou espira, diferentemente do que o citado no signo de Virgem, representa a força potencial humana anterior ao orgasmo. E, ao contrário da alça fechada do signo perfeccionista, a seta pode tanto representar o órgão sexual masculino ereto, ou simplesmente a calda do animal que da nome ao signo de Escorpião.

SAGITÁRIO: A seta é o símbolo do signo de Sagitário, responsável por representar a região das coxas humanas, parte do corpo regida pelo signo, além de caracterizar a busca insaciável por informações e a vontade de se aventurar em jornadas expansivas, sempre adiante.

CAPRICÓRNIO: O símbolo do signo de Capricórnio surge como algo parecido com a letra “n”, seguido por um meio laço. Em um dos contos sobre o signo, ouvimos a história de um caprino que saiu das águas do inconsciente, responsável por trazer a civilização à humanidade, tendo metade do corpo transformado em animal aquático. O simbolismo do signo mostra essa mistura: os chifres do quadrúpede entrelaçados com a cauda de um peixe.

Publicidade

AQUÁRIO: São duas ondinhas paralelas que formam o símbolo do signo de Aquário. Esse movimento das águas caracteriza a disseminação da informação, característica forte do signo. Além disso, a parte do organismo regente de Aquário é o tornozelo, sendo assim, as duas ondas paralelas também podem representar os pés em movimento.

PEIXES: O símbolo deste signo representa dois peixes nadando em direções opostas, mas ligados ao centro por uma linha reta, o que representa a compaixão e a sensibilidade da última casa do zodíaco. Pode também ser interpretado como sendo dois calcanhares, partes do corpo regidas por Peixes, um contra o outro, ligados por um cordão.