Publicidade

Conheça a história de Benigna, nova beata brasileira

Benigna foi assassinada aos 13 anos após resistir a um homem que tentou violentá-la; conheça a história de devoção da nova beata brasileira

Conheça a história de Benigna, nova beata brasileira
Conheça a história de Benigna, nova beata brasileira – Reprodução/TV Globo

Nessa última semana, a Igreja Católica anunciou que o Brasil ganhou uma nova beata. Na verdade, a beatificação de Benigna já era autorizada desde 2019, no Vaticano. Na época, o governador do Ceará, estado onde a beata nasceu, disse que a notícia é importante para o povo cristão, que vê reconhecido mais um exemplo de bondade e fé. Você conhece a história completa de Benigna?

Publicidade

Conheça a história de Benigna, nova beata brasileira

Ela nasceu no ano de 1928, na área rural de Santana do Cariri, no Ceará. Sua devoção começou quando ela foi brutalmente assassinada, aos 13 anos, após recusar as investidas de um rapaz de 17 anos que tentou violentá-la. Benigna virou um grande símbolo de luta e resistência contra o feminicídio e a violência sexual de gênero.

+++ Peça bênçãos nos estudos para Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja Católica

As pessoas que vivem em Santana do Cariri contam que o que se sabe de Benigna é que ela era uma menina solidária à dor das outras pessoas e dos animais. As informações são da Globo.

“Ela preferiu morrer para não trair sua convicção religiosa, sua experiência de fé. E, a partir desse contexto teológico, desse sentido religioso, o povo vai sentindo a santidade de Benigna, que já era vivida, já era testemunhada durante a sua existência”, explicou, em entrevista ao Fantástico, o padre Paulo Lemos Pereira.

Publicidade

+++ Escola de samba do Rio homenageará Santa Dulce dos Pobres em desfile sobre solidariedade

A beatificação de Benigna vai acontecer no dia 24 de outubro deste ano. Mas, segundo o Vaticano, para ela se tornar, de fato, santa, precisa ter um milagre comprovado.

Patrícia Saboya Carlos, moradora da cidade e assistente social, deu um relato que, para ela, o milagre já aconteceu. Quando engravidou, Patrícia descobriu que sua filha foi diagnosticada ainda no útero com hidrocefalia. A assistente rezou e pediu para que Benigna a ajudasse. Ela falou que, quando foi fazer um novo ultrassom, a saúde da filha estava normal.

Publicidade

“Pedi que ela deixasse eu ter a minha filha. Rezei muito, pedi com o coração mesmo […] Tenho certeza que foi ela. Pedi a ela com o coração, com fé e com verdade, e ela me atendeu”, contou, também ao Fantástico.