Publicidade

ESPECIAL DIA DAS BRUXAS: Entenda os “bruxos” e “bruxas” do Brasil, com seus rituais e práticas

Ao longo de sua história, o Brasil taxou como bruxaria muita de suas tradições e rituais

ESPECIAL DIA DAS BRUXAS: Entenda os “bruxos” e “bruxas” do Brasil, com seus rituais e práticas – Imagem de ksyfffka07 por Pixabay

O que é ser “bruxo” ou “bruxa”? Com toda certeza depende para quem você pergunta.

Publicidade

Desde aquelas retratadas nos filmes e desenhos, que andam de vassoura e usam chapéu, até um bruxo famoso aí de óculos redondo… O que ninguém questiona é que eles e elas estão presentes em nossa cultura e sociedade.

Com o passar dos anos, muitos ritos e tradições, antes tidos como “bruxaria”, ganharam uma comoção ou uma aceitação popular, em especial aqui no Brasil, com os benzedeiros e curandeiros.

Eles são famosos por serem guias espirituais e também por usarem muito os “poderes” da natureza, como plantas e ervas usadas em chás, hortaliças, como a arruda, usadas nas bênçãos.

No quesito espiritual, eles ajudam na elevação do espírito, além de afastarem, através dos ritos, sejam com sal grosso, por exemplo, ramos de arruda, os maus-olhados ou energias que possam ser maléficas à nossa alma.

Publicidade

Além disso, as simpatias também estão enraízadas na cultura brasileira. Os benzedeiros com seus rituais para curar enfermidades, para alavancar a sua carreira profissional e até para perder uns quilos a mais.

Quer saber mais sobre o poder das “bruxas” e “bruxos” brasileiros? Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Publicidade