Publicidade

Não descarte no lixo comum! 6 coisas que devem ser descartadas em um local especializado

Estes objetos contaminam o solo e a água quando descartados no lixo comum

Veja quais objetos não podem ser descartados no lixo comum – Pexels

O descarte incorreto de lixos tóxicos ainda é um dos problemas mais preocupantes que afetam negativamente o meio ambiente. 

Publicidade

Embora pareçam inofensivos, alguns objetos da nossa casa podem provocar reações adversas à saúde de quem os manipula e contaminar o solo e lençóis freáticos quando são descartados como um objeto comum. 

Conhecer quais são estes objetos e descarta-los em um local especializado para o recebimento deles é um passo importante de autocuidado e cuidado com o lugar onde vivemos. Por isso listamos 7 objetos que não podem ser jogados no lixo comum:

+ VEJA TAMBÉM: Veja como separar o lixo adequadamente durante quarentena; medida garante maior proteção dos coletores de resíduos

Eletrônicos

Publicidade

Celulares, notebooks e outros eletrônicos possuem em sua estrutura muitos materiais tóxicos, como metais pesados. Estes equipamentos são altamente tóxicos e poluentes ao meio ambiente e precisam ser descartados em um local de coleta específico. 

Pilhas e Baterias

Assim como os eletrônicos, as pilhas e baterias possuem químicos corrosivos e tóxicos que são muito prejudiciais ao meio ambiente. Essas baterias contém chumbo, níquel, cádmio e outros metais pesados que quando entram em contato com a terra podem contaminar os lençóis freáticos e causar catástrofes ao meio ambiente. 

Publicidade

Termômetros

Nem todo mundo sabe, mas alguns termômetros de vidro, comumente utilizados para medir a temperatura corporal contém mercúrio em sua estrutura, o que o torna um perigo para a saúde de crianças e gestantes caso ele se quebre. O mercúrio é uma neurotoxina capaz de prejudicar o feto, no caso de mulheres grávidas ou afetar o sistema nervoso de crianças pequenas. 

+ VEJA TAMBÉM: Não jogue a casca da banana fora! Confira os benefícios e como utilizar esta parte não convencional da fruta

Publicidade

Lâmpadas Fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes quando se quebram liberam uma pequena quantidade de mercúrio, o mesmo material presente nos termômetros. Em contato com o corpo humano, esta substância pode causar doenças graves em fetos e crianças. Por esse motivo, todas as lâmpadas fluorescentes devem ser levadas a uma unidade de descarte. 

Óleo de Cozinha

Publicidade

Jogar óleo de cozinha no ralo da pia ou privada pode causar um estrago ao meio ambiente, isso porquê quando descartado incorretamente, o óleo contamina a água e o solo. Além disso, ele pode ficar retido nos canos de esgoto de sua casa e causar um entupimento grave.

Remédios

Remédios e lixos hospitalares descartados de forma incorreta podem contaminar o solo devido à presença de substância químicas em sua composição. Estes itens devem ser encaminhados para centros de descarte para lixos hospitalares. 

Tintas

Tintas à base de óleo, revestimentos, manchas, vernizes, removedores de tinta e decapantes são considerados resíduos perigosos domésticos devido aos químicos presentes em sua composição. Além de serem prejudiciais ao ser humano, quando descartados de maneira incorreta podem causar desastres ao meio ambiente.