Karuna: entenda o que é este princípio e porquê segui-lo é fundamental para uma vida plena

Esta filosofia de vida ensinada no hinduísmo, budismo e jainismo nos torna pessoas melhores

Bons Fluidos Publicado sexta 25 junho, 2021

Esta filosofia de vida ensinada no hinduísmo, budismo e jainismo nos torna pessoas melhores
Saiba o que significa Karuna e como esta filosofia nos torna pessoas melhores - Pexels/ Anna Shvets

Se você não pratica yoga, muito provavelmente nunca ouviu falar sobre Karuna, mas com certeza sabe o que é compaixão! Karuna é um conceito usado nos caminhos espirituais do hinduísmo, budismo e jainismo e significa “compaixão” em português. 

A palavra vem do sânscrito kara, que significa “fazer” ou “fazer”, indicando uma forma de compaixão baseada na ação, em vez da pena ou tristeza.  Em poucas palavras, Karuna é fazer algo para aliviar o sofrimento do outro.

+++ Poses do budismo: entenda o significado por trás de cada postura das estátuas de Buda

Karuna é um elemento-chave do caminho iogue, abrindo a porta para a iluminação sua e com o universo e é um princípio importantíssimo que rege um dos nossos objetivos na Terra. Mais do que isso, segundo algumas crenças orientais, o Karuna nos eleva para um local mais alto de plenitude e nos torna pessoas melhores. 

O que é karuna para o hinduismo, budismo e janismo? 

  • Karuna é uma das nove emoções básicas no hinduísmo. Nesse sistema de crenças, o indivíduo deve se livrar das formas autocentradas de piedade para atingir o nível mais alto de compaixão representado por karuna. 
  • No budismo, karuna é uma das quatro moradas divinas nas quais se pode viver feliz e renascer. Karuna também é uma das duas qualidades, junto com prajna (sabedoria iluminada), a ser cultivada no caminho para se tornar um espírito iluminado e compassivo. Para o Buda, karuna representava o “estremecimento do coração” experimentado quando o indivíduo é capaz de ver o sofrimento e deve agir.
  • No Jainismo, karuna é um dos reflexos da amizade universal e um dos bhavanas (contemplações).

+++ Atraia proteção a partir desta simpatia de Solstício de Inverno usando velas vermelhas e ramo de pinheiro

Como praticar a meditação karuna?

Encontre um lugar tranquilo e sente-se em uma postura boa e confortável, mantendo a coluna reta. Coloque os pés separados na largura dos ombros de forma relaxada. Feche os olhos e passe alguns minutos respirando atentamente. Traga à mente uma pessoa que sofreu ou está sofrendo no momento. Comece com as pessoas pelas quais você sente mais empatia. Sinceridade é fundamental na técnica de meditação karuna. Portanto, comece com alguém que você ama.

Considere as lutas que essa pessoa está enfrentando. Deseje que o indivíduo esteja livre do sofrimento. Deseje que eles sejam mais felizes, mais saudáveis, mais afortunados e mais bem-sucedidos. Você pode dizer em voz alta o que deseja a essas pessoas. Se você sentir quaisquer emoções conflitantes - por exemplo, se você julgar a pessoa - esteja atento aos seus sentimentos, mas não se detenha neles, simplesmente observe-os.

Observe o sentimento de compaixão. Esteja atento a isso. Conecte-se com a energia interna da compaixão. Medite sobre isso. Isso irá desenvolver sua compaixão. Repita o roteiro meditando em pessoas diferentes.
 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:10:50 (1045229).