espiritualidade   / Técnica ayuverda

Mais do que higiene bucal, raspar a língua é técnica ayuverda com benefícios emocionais; entenda

Conheça os benefícios da prática, que é recomendada pela medicina ayuverda e promete eliminar emoções ruins

Bons Fluidos Publicado quarta 6 outubro, 2021

Conheça os benefícios da prática, que é recomendada pela medicina ayuverda e promete eliminar emoções ruins
Conheça os benefícios da raspagem lingual e por que você deve inserir esta prática na sua rotina - Unsplash/ Alex Guillaume

O hábito de raspar a língua está ganhando cada vez mais popular em países do ocidente, no entanto, esta é uma prática milenar adotada por culturas do oriente com propósitos físicos e espirituais. 

Dentre os principais benefícios associados à raspagem lingual estão os efeitos positivos atrelados a uma boa higiene bucal, já que a prática retira a massa esbranquiçada, conhecida como saburra bucal, removendo bactérias, fungos e toxinas que ficam acumuladas na língua.

Além de prevenir doenças provocadas pela falta de higiene bucal, os efeitos desta hábito não estão relacionados apenas à saúde da boca, mas também ao mundo holístico.

+++ ''Luz no Caminho'': a espiritualidade oriental para quem busca transformações significativas na vida

A prática é uma técnica da medicina ayuverda que, segundo terapeutas holísticos, é capaz de eliminar até mesmo emoções negativas e massagear órgãos do corpo. Traduzido do sânscrito, ayuverda quer dizer "ciência da vida" e está baseada na crença milenar indiana sobre a existência de um sistema de saúde que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas para prevenir, diagnosticar e curar problemas do corpo e da mente. 

A técnica defende que, ao raspar a língua diariamente, estimulamos regiões da língua que estão ligadas à órgãos como o estômago, rim, baço, fígado, coração, entre outros. Melhorando a saúde destes órgãos. O ritual também apresentaria benefícios como a purificação espiritual, segundo crenças da yoga Kriya.

+++ O que você semeia, você colhe! As 12 leis do Karma e como elas regem sua vida

Como fazer a raspagem

Praticantes da raspagem lingual orientam que o melhor momento para praticá-la é logo depois de acordar, ainda em jejum e antes mesmo de escovar os dentes. Para praticá-la, você precisará comprar um raspador de língua e realizar um movimento -- que é bem intuitivo -- de limpeza, iniciando na região mais profunda da língua em direção a sua ponta. Em seguida, lave com água e sabão o limpador lingual e repita o ritual uma vez ao dia. 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:05:17 (1045813).