Publicidade

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes: peça que a Santa dos Mares guie seus caminhos e livre-te dos perigos

Em 2 de fevereiro celebramos o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, Santa que ajudou os marinheiros europeus a cruzar os mares

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes: peça que a Santa dos Mares guie seus caminhos
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes: peça que a Santa dos Mares guie seus caminhos – Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini/Flickr

Em 2 de fevereiro celebramos o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Não à toa, nesta mesma data, também comemoramos o dia do Orixá dos mares, Iemanjá. Isso porque no sincrestismo com as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, a Santa é associada com a grande Rainha dos Mares.

Publicidade

História de Nossa Senhora dos Navegantes

Como conta a história, os marinheiros portugueses oravam para a Mãe de Jesus, Nossa Senhora, que, durante as navegações, ganhou o apelido de “Estrela do Mar”, pois os marinheiros olhavam para cima, vislumbravam as estrelas e pediam que Maria os guiassem durante as missões para um porto seguro ou de volta para casa.

Para além da designação Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira também é comumente chamada de Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias. Por qual nome você conhece a Santa?

Oração para Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.

Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada.

Publicidade

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer.

Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Amém”.

Publicidade