O convite para festas em família e confraternizações de final e começo de ano são verdadeiros habeas corpus para os nossos exageros alimentares. Comida gostosa e festança tornam muito comum a frase “comi demais” após estes eventos, certo?
Alimentar-se à noite e em excesso, principalmente de alimentos gordurosos e carnes, também é perigoso e prejudicial para a saúde digestiva, porque estes fatores aliados aumentam o tempo de digestão e causam sintomas como distensão e dor abdominal, empachamento pós prandial, náuseas, vômitos e até diarreia. As informações são do Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC.
+++ ‘Café, chafé ou suco de frutas, está servido?’ Conheça os componentes, benefícios e particularidades do famoso ‘cafezinho’
O consumo de álcool em excesso também está aliado ao exagero alimentar e pode causar falta de açúcar no sangue e desidratação, piorando os sintomas digestivos. Beber bastante água e sucos pode contribuir para a hidratação e, também, diminuir os sintomas posteriores como a ressaca do dia seguinte.
Mal estar físico também contribui para o prejuízo à saúde digestiva. Dentre os alimentos que podem gerar estes desconfortos estão o café, energético e alguns refrigerantes com cafeína em sua composição. A cafeína, quando consumida em excesso, causa perda de sono e acelera o ritmo cardíaco, causando hipertensão arterial e alteração da função renal. Tudo isso, aliado a uma ansiedade, agitação e possíveis dores de cabeça, geram a indisposição física.
+++ Composto presente no brócolis pode auxiliar tratamento de câncer
Após a sobrecarga do sistema digestivo ou após um consumo exagerado de álcool ou cafeína, é recomendado manter uma alimentação leve e boa hidratação com água e sucos. É importante lembrar que mesmo se os sintomas forem muito intensos, você não deve praticar a automedicação. No caso de intoxicação alimentar, em função do consumo de comidas estragadas ou mal acondicionadas, água contaminada ou alergia a algum tipo de alimento consumido, procure um médico e realize o tratamento necessário.
Abaixo, o profissional listou cinco alimentos, além da água contaminada, que quando consumidos em festas, podem prejudicar a saúde digestiva:
- frutos do mar, ostras e peixes crus;
- saladas verdes, verduras cruas e frutas;
- carnes mal passadas;
- ovos crus ou mal cozidos;
- leite não pasteurizado;
+++ Brownie de morango com apenas 5 ingredientes; aprenda a fazer