Publicidade

“O companheiro e protetor da direção”: dia de São Cristóvão, patrono dos motoristas

25 de julho é comemorado o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas! Faça a oração de preces e agradecimentos para a proteção no trânsito e na estrada

"O companheiro e protetor da direção": dia de São Cristóvão, patrono dos motoristas
“O companheiro e protetor da direção”: dia de São Cristóvão, patrono dos motoristas – Reprodução/nossasagradafamilia.com.br

Hoje, 25 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de São Cristóvão. O santo é considerado o patrono dos motoristas e do trânsito. Para um dia de bençãos e graças, separamos duas orações para o santo para você sempre se inspirar. Mas, além disso, confira sua história:

Publicidade

O seu verdadeiro nome era Réprobo e quase não há informação sobre ele antes de ser cristão. Ele trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Porém, Réprobo não estava mais satisfeito com aquela situação: ele queria trabalhar com alguém mais poderoso, o rei dos reis.

Durante uma festa no reino, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas cantadas citavam o nome do demônio. Para o rei, aquele símbolo era uma proteção contra a presença da força do mal que estava sendo cantada. A partir desse momento, ele pensou que o demônio era mais poderoso que o rei e, por isso, seria o maior mestre a que ele tanto desejava servir.

Porém, ele percebia que, quando o demônio viu uma cruz, rapidamente fugiu dela, mudando a direção da viagem. Ele compreendeu que a figura ligada à cruz era seu verdadeiro rei, por ser aquele com maior força e poder. Ele descobriu que o mestre que procurava se chamava Jesus Cristo. Se tornou cristão e começou a ajudar pessoas que passavam necessidades.

Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo ajuda para passar em um rio. Apesar de pequeno, a criança era bem pesada, fazendo com que ele precisasse se esforçar. No final do percurso, o menino revelou que era Jesus. Com isso, o santo provou que, independentemente da dificuldade, ele sempre serviria ao Filho de Deus. Ficou conhecido como “portador de Cristo”, passou a se chamar São Cristóvão e se tornou o padroeiro dos motoristas e viajantes.

Publicidade

Oração de São Cristóvão

“Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, seja nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Oração do motorista

“São Cristóvão, que uma vez pudestes carregar o fardo preciosíssimo do Menino Jesus, e por isso, com razão, sois venerado e invocado como celeste protetor e ministro do trânsito, abençoai o meu carro. Dirigi minhas mãos, meus pés, meus olhos. Zelai pelos meus freios e pneumáticos, guiai minhas rodas. Preservai-me das colisões e de pneus que estouram, protegei-me em curvas perigosas, defendei-me contra cachorros soltos e pedestres imprudentes. Fazei-me cortês para com os outros motoristas, atenciosa com a polícia, cuidadosa nas vias públicas, atenta nas encruzilhadas e sempre sóbria para um dia na terceira marcha e com toda a segurança (porém não antes do dia por Deus marcado), possa chegar à garagem celeste, onde, depois de ter parado meu carro entre as estrelas, louvarei para sempre o nome do Senhor e a mão guiadora do meu Deus. Assim seja. São Cristóvão, protegei a nós e nossos carros nas ruas e nas estradas. Acompanhai-nos nas nossas viagens e excursões.”

Publicidade