Mudança no estilo de vida é capaz de evitar cerca de 30% dos casos de câncer
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertou que algumas atitudes do dia a dia são essenciais para prevenir e evitar a doença

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertou que algumas atitudes do dia a dia são essenciais para prevenir e evitar a doença
Prevenção é o segredo! Recentemente, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) publicou um alerta superimporante para a saúde pública: segundo profissionais, aproximadamente 30% dos casos de câncer podem ser evitados se adotarmos um estilo de vida natural. Isso envolve alimentação saudável, prática de exercícios e pequenas atitudes do dia a dia que fazem a diferença.
“Pelo menos 12 tipos de câncer podem ser prevenidos com alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas”, explicou Bruna Pitasi, integrante da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca. As informações foram divulgadas pela CNN Brasil. Mas, na prática, quais mudanças devemos ter no nosso estilo de vida?
Segundo o Inca, o controle do peso é essencial. O ideal é que as pessoas mantenham o peso corporal de acordo com os limites recomendados de índice de massa corporal (IMC). Para saber se você está dentro desses limites, basta dividir o peso pela altura ao quadrado (altura x altura). O peso corporal do adulto está adequado quando o IMC variar entre 18,5 e 24,9 kg/m².
Outro fator importante – não só para a prevenção do câncer – é a alimentação. O Inca sugere que as pessoas evitem alimentos processados e reduzam o consumo de carnes e bebidas alcoólicas. Esses tipos de comida possuem, em geral, aditivos químicos como conservantes, estabilizantes, corantes e aromatizantes, além do alto teor de sódio. O Ministério da Saúde já alertou que esses alimentos são pobres em fibras. As fibras, por sua vez, são essenciais para a prevenção de vários tipos de câncer, diabetes e problemas no coração.
A atividade física é a sua grande aliada nesse processo! O Inca recomenda a prática porque ela limita os hábitos sedentários. Caminhada, corrida, natação, pilates, musculação, ciclismo… são muitas pessoas; escolha a que te faz bem!