Pesquisadores encontram “trecho oculto” da Bíblia
O capítulo, redigido há cerca de 1.500 anos, interpreta o capítulo 12 do ‘Evangelho de Mateus’ e descreve momento da vida pública de Jesus

O capítulo, redigido há cerca de 1.500 anos, interpreta o capítulo 12 do ‘Evangelho de Mateus’ e descreve momento da vida pública de Jesus
“Mas, se vós soubésseis o que isto significa: Eu quero misericórdia, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” É isso que diz um “trecho oculto” da Bíblia, redigido há cerca de 1.500 anos. Pesquisadores da Academia Austríaca de Ciências encontraram o material, que interpreta o capítulo 12 do ‘Evangelho de Mateus’, em 2023, sob duas camadas de pergaminho reescrito.
De acordo com o estudo, publicado na revista New Testament Studies, o manuscrito teria sido apagado há 1.300 anos por um escriba. Essa prática era comum entre os profissionais como uma forma de economizar os pergaminhos. Por isso, para recuperar o capítulo, os cientistas usaram fotografias em luz ultravioleta, que relevam traços de tinta invisíveis a olho nu.
“Mesmo que reutilizem o papel várias vezes, os escritos originais ainda permanecem impressos nele. O texto do Evangelho está oculto no sentido de que a cópia do início do século VI do ‘Livro dos Evangelhos’ foi reutilizada duas vezes e hoje, na mesma página, pode-se encontrar três camadas de escrita”, explicou o autor da pesquisa, Grigory Kessel, em entrevista ao ‘MailOnline’.
No meio acadêmico e religioso, a descoberta ganhou destaque. Isso porque, até então, tínhamos conhecimento de somente dois manuscritos com antiga tradução siríaca dos Evangelhos. Uma está mantida na Biblioteca Britânica e outra, no Mosteiro de Santa Catarina, no Egito. As autoridades responsáveis encaminharam o novo trecho à Biblioteca do Vaticano.
O capítulo se foca, principalmente, em descrever a vida pública de Jesus, narrando como o filho de Deus realizou milagres junto aos seus discípulos. Além disso, o escrito também aborda as lições ensinadas por Cristo. “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, então o reino de Deus é chegado a vós”, diz o excerto de ‘Mateus 12:28′.
Há ainda uma menção ao profeta Jonas, que previu a morte do religioso. “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40). Por fim, o trecho se encerra demonstrando devoção a Deus. “Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e irmã e mãe.” (Mateus 12:50)