Quem foi São Marcos, o Evangelista, celebrado neste 25 de abril? Saiba mais
Conheça um pouco mais da história de São Marcos, o Evangelista e aprenda sua oração

Conheça um pouco mais da história de São Marcos, o Evangelista e aprenda sua oração
Neste dia 25 de abril, é comemorado o dia de São Marcos, o Evangelista. João Marcos, como foi nomeado por sua mãe Maria de Jerusalém, foi discípulo de São Pedro e autor do segundo evangelho do Novo Testamento. Para celebrar a data, separamos algumas curiosidades sobre a figura católica.
João Marcos veio de uma família judaica e nasceu no século I. Sua mãe era Maria de Jerusalém, quem, segundo as tradições, era uma viúva com boas condições financeiras e abrigava os primeiros cristãos em sua casa durante o início do cristianismo. Algumas histórias apontam que São Marcos poderia ser o jovem coberto pelo lençol do Horto das Oliveiras, época em que Jesus foi preso (Mc 14,51-52).
De acordo com o que alguns biblistas dizem, foi na casa de Marcos que a Última Ceia teria ocorrido. Lá também pode ter marcado a vez que a Virgem Maria e os apóstolos receberam o Espírito Santo em Pentecostes. Por essas ocorrências, o local passou a ser chamado de Cenáculo, se tornando, assim, um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e primeiros cristãos.
São Marcos, o Evangelista, foi discípulo de São Pedro, em Roma, e escreveu seu evangelho, que, apesar de ser o menor entre os quatro evangelistas, foi o primeiro. No sagrado texto, o santo realizou sua principal missão: escrever e transmitir as principais pregações de Pedro sobre Jesus Cristo.
“Que ao exemplo de São Marcos, sejamos fiéis, amigos e companheiros uns dos outros no serviço da evangelização, levando com coragem a Palavra de Deus ao mundo inteiro, despertando nos corações o desejo de conhecer quem é Jesus Cristo.