Publicidade

São Venceslau, rogai por nós! Peça ao “príncipe santo” que guie pacificamente seu caminho

São Venceslau, santo celebrado em 28 de setembro, é conhecido como protetor dos pobres, doentes, encarcerados e órfãos

São Venceslau, rogai por nós! Peça ao "príncipe santo" que guie pacificamente seu caminho
São Venceslau, rogai por nós! Peça ao “príncipe santo” que guie pacificamente seu caminho – Pixabay

Em 28 de setembro celebramos o dia de São Venceslau. Apesar de pouco conhecido na América do Sul, sua história irá lhe encantar. Criado a partir de ensinamentos cristãos, chegou ao poder de seu país ainda jovem e colocou em prática a proteção dos pobres, doentes, encarcerados e órfãos. É considerado padroeiro da Hungria, da Polônia e da Boêmia.

Publicidade

História de São Venceslau

Nascido em 907 d.C., Venceslau tinha como pai Vratislau, era duque da Boêmia. Em sua família, o progenitor e a avó eram cristãos. Sua mãe, Draomira, porém, era pagã e repudiava a religião. Ele foi criado pelo pai e avó, Ludmila, dedicando seu tempo de aprendizado aos ensinamentos de Deus e à caridade. Seu irmão mais novo, Boleslau, violento e ambicioso, foi criado pela mãe.

Com o falecimento do pai, a mãe de Venceslau assume o poder, expulsando os missionários católicos do reinado. O povo, desagradado com o governo de Draomira, apoia Venceslau para que ele tome o poder. O atual santo assume o reinado em 925. Durante oito anos governando, Venceslau trouxe de volta ao reino os missionários católicos, além de ajudar os pobres e mais necessitados – física e financeiramente.

Um de seus feitos mais famosos ocorreu durante batalha com o duque Radislau, seu opositor. Venceslau pediu que, ao invés de Radislau atacar e ferir qualquer cidadão, que eles duelassem. O vencedor ficaria com o trono. No dia da luta, o inimigo atacou uma lança contra Venceslau. Neste mesmo segundo, dois anjos apareceram. Espantado, o oponente pediu perdão pelo confronto e passou a viver em fé.

Apesar de ter escapado da morte uma vez, durante uma visita ao irmão e a mãe, Venceslau se retirou durante momento do encontro para orar na capela. Assim, Boleslau, seu irmão, e seus capangas o apunhalam nas costas. O corpo de São Venceslau foi sepultado na igreja de São Vito, localizada em Praga. O espaço está aberto à visitação pública, onde o santo é clamado até os dias de hoje.

Publicidade

Oração para São Venceslau

“Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém”.