Símbolo de virilidade: conheça os significados das orquídeas e o que suas cores representam
Descubra os significados místicos atribuídos a uma das plantas mais fascinantes da botânica

Descubra os significados místicos atribuídos a uma das plantas mais fascinantes da botânica
As orquídeas são plantas ornamentais deslumbrantes, não é à toa que são comumente doadas como presentes ou utilizadas na decoração de ambientes. No entanto, sua função não se restringe apenas em embelezar ambientes e ultrapassa aspectos físicos.
Nativas do Oriente Médio, em regiões do Japão e da China, as orquídeas provam o quanto a natureza pode ser criativa. Suas cores, formatos e tamanhos diferentes atraem fascínio e admiração por esta planta.
+ VEJA TAMBÉM: Obras da natureza! Conheça oito espécies de orquídeas com formatos inusitados
Orquídeas são da família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes e seu nome deriva de um termo um tanto inusitado: a palavra Orquídea deriva do termo grego “órkhis” que significa “em forma de testículos”.
Este nome foi dado após o filósofo grego Theophrastus perceber semelhanças entre as raízes de orquídeas com testículos humanos. Não é à toa que as orquídeas são tão associadas a um símbolo de virilidade.
Além dos seus aspectos físicos, as orquídeas são comumente associadas por esotéricos a seres de paz e pureza, além de trazer benefícios ao chacra coronário, que está localizado no alto da cabeça.
Significados distintos também foram atribuídos às diferentes cores de orquídeas:
Rosa: sensualidade
Lilás: elevação espiritual
Branca: paz
Amarela: alegria
Azul: confiança
Preta: autoridade
Vermelha: energia