Jardinagem: você sabe quando e como mudar sua orquídea de vaso? Entenda em poucos passos

Assim como os humanos e animais, as plantas e seus ambientes também precisam ser higienizados

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 6 julho, 2020

Assim como os humanos e animais, as plantas e seus ambientes também precisam ser higienizados
Jardinagem: você sabe quando e como deve mudar uma orquídea de vaso? Entenda em poucos passos - Pixabay

A orquídea é uma das plantas mais queridinhas entre brasileiros, sendo a Phalaenopsis, ou Orquídea-Borboleta, a mais vendida por aqui.

Para esta flor charmosa, que floresce até quatro vezes por ano no clima tropical, o ideal é deixá-la exposta ao sol pelo menos duas horas por dia, primordialmente no período da manhã, além de manter sempre o miolo da flor seco. Também é importante que você saiba: não corte o cabinho da planta quando a florada acabar, pois, assim ela irá aproveitar seu material orgânico e dar ainda mais flores. As regas devem ser feitas sempre que o substrato estiver seco.

+ Confira ainda mais 2 opções de plantas fáceis de cultivas e que não costumam morrer com facilidade

Agora que você conhece um pouco mais sobre as orquídeas, você precisa entender que, às vezes, há a necessidade de fazer uma troca de vasos, uma vez que a higiene das plantas também é essencial.

Para isso, alguns passos são necessários. Vale lembrar que baseamos nossa lista na matéria publicada na página Nossa, do UOL, pela colaboradora e jardineira Carol Costa.

O primeiro deles é cheirar o substrato e avaliar se o odor da terra é agradável, ou seja, cheira à terra molhada, ou um pouco azedo, como feijão velho. Se estiver cheirando mal, está na hora de trocar sua orquídea de vaso. Lembre-se: as trocas devem ocorrer quando a planta estiver sem flores.

Em seguida, escolha um vaso de barro que tenha furos laterais e seja uns três dedos mais largo do que o vaso atual. Prenda um arame firme e longo na borda do vaso de barro, faça com que ele desça até o fundo do vaso, para então subir. O arame servirá de apoio para a orquídea.

Retire a planta do vaso atual. Descarte o substrato antigo. Com a planta limpa em mãos, corte todas as partes secas e doentes, mas lembre-se de não remover nada que esteja verde, mesmo que não tenha folhas. Faça uma bola fofa de musgo esfagno e use isso como a base para as raízes. Segure a planta dentro do vaso com uma mão e complete com substrato de orquídeas até a borda, apertando bem para firmar sua orquídea no solo. Regue como indicamos.

Último acesso: 27 Sep 2020 - 19:41:32 (1043012).