Umbanda: Quais são os Orixás de cada dia da semana?
Conhecer o Orixá que rege cada dia da semana pode proporcionar uma compreensão mais profunda das práticas e rituais da Umbanda

Conhecer o Orixá que rege cada dia da semana pode proporcionar uma compreensão mais profunda das práticas e rituais da Umbanda
Na Umbanda, os Orixás são divindades de origem africana que simbolizam forças da natureza e aspectos da vida humana. Eles são reverenciados e cultuados através de rituais, cantos e oferendas. Cada um possui características únicas e tem uma data específica de celebração ao longo do ano. No entanto, é possível reverenciar em dias específicos da semana para potencializar vibrações.
Assim, conhecer o Orixá que rege cada dia da semana pode proporcionar uma compreensão mais profunda das práticas e rituais da Umbanda.
Na Umbanda, Exu e Omulu regem as segundas-feiras. Exu é conhecido como o mensageiro e comunicador. Além disso, atua como uma ponte entre o mundo físico e espiritual. Homenageia-se Exu no dia 13 de junho. Já Omulu atua na cura das doenças e tem sua celebração no dia 16 de agosto.
As terças-feiras têm a influência de Ogum, Oxumaré e Irokô. Ogum, simboliza força e determinação, sendo celebrado em 23 de abril. Oxumaré, associado à renovação contínua, tem seu dia em 24 de agosto. Irokô, o Orixá do tempo, tem sua celebração em 4 de outubro.
Nas quartas-feiras, a energia de Xangô, Iansã e Obá predomina. Exalta-se Xangô, Orixá da justiça e dos raios, em 29 de junho. Iansã, ligada aos ventos e às águas, tem seu dia em 4 de dezembro, enquanto Obá, que representa as águas fortes dos rios, é celebrada em 30 de maio.
Ver essa foto no Instagram
Quintas-feiras são dias dedicados a Oxóssi, Ossaim e Logunedé. Oxóssi, ligado à natureza e do conhecimento, recebe homenagens em 20 de janeiro. Ossaim, conhecedor das ervas medicinais, tem seu dia em 5 de outubro. Homenageia-se Logunedé, filho de Oxum e Oxóssi, em 19 de abril.
Na sexta-feira, celebra-se Oxalá, que traz paz e justiça. Seu dia é 15 de janeiro. No sábado, todas as reverências vão para a força feminina de Iemanjá, com sua data especial em 2 de fevereiro. Oxum, rainha das águas doces, tem sua homenagem em 12 de outubro, enquanto Nanã Buruku, ligada à morte e ancestralidade, em 26 de julho.
Por fim, quem rege os os domingos é Ibeji, que simboliza a inocência e a primeira fase da vida. Celebra-se Ibeji em 27 de setembro, com a mensagem de alegria e renovação para o início de uma nova semana.